Holandesa recebe permissão para eutanásia por problemas psiquiátricos
A holandesa Zoraya ter Beek, de 29 anos, recebeu permissão para eutanásia por sofrer de problemas psiquiátricos "intoleráveis".
O que aconteceu
Mulher sofre de depressão, ansiedade, trauma e distúrbio de personalidade. Zoraya ter Beek recebeu na última semana permissão para receber a eutanásia, após um processo de três anos e meio.
"É um alívio", diz holandesa. Ela afirma que realiza tratamentos para seus problemas desde que é criança, mas que nada conseguiu resolver os principais. "No começo do tratamento, você fica esperançoso. Eu achei que ia melhorar. Mas, quão mais longo é o tratamento, você começa a perder esperança", disse ao jornal The Guardian.
Zoraya diz que vê sofrimento de familiares, mas não pensa em desistir. "Eu nunca hesitei sobre minha decisão. Já senti culpa — tenho um parceiro, família, amigos e não sou cega perante sua dor. E já me senti assustada. Mas estou absolutamente determinada em seguir com o processo."
Morte assistida deve ocorrer nas próximas semanas. Ter Beek afirmou que quer morrer na casa que divide com seu parceiro. Ela explicou como funcionará o processo: "Eles vão começar me dando um sedativo, e não vão me dar os remédios que param meu coração até eu entrar em coma. Para mim, será como adormecer. Meu parceiro estará lá, mas eu disse a ele que está tudo bem se ele precisar sair da sala antes do momento da morte".
Holanda permite eutanásia desde 2002. A lei holandesa entende que "qualquer ação destinada a acabar com a vida é, em princípio, uma ofensa criminal", mas que a única exceção é quando uma pessoa está passando por um "sofrimento insuportável sem perspectiva de melhora".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.