Topo

Câmara de SP adota app parceiro do UOL para avaliar município

O aplicativo MyFunCity permite que usuários avaliem as condições em que estão sua cidade - Divulgação
O aplicativo MyFunCity permite que usuários avaliem as condições em que estão sua cidade Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

02/04/2014 06h00Atualizada em 02/04/2014 11h54

Aplicativo MyFunCity já foi premiado pela ONU e permite avaliação por todo o país

A Câmara Municipal de São Paulo recorreu à tecnologia para entender melhor os anseios de quem vive, circula ou trabalha no município. Com o aplicativo MyFunCity, parceiro do UOL, é possível dar notas para os serviços e para a qualidade de vida em qualquer ponto da cidade. As avaliações serão enviadas, em tempo real, para a Câmara Municipal.

Segundo Mauro Motoryn, presidente da MyFunCity, a ideia é ajudar vereadores e outros políticos a entenderem melhor as necessidades da população. O app foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), no prêmio WSA-Mobile 2013, como a melhor plataforma de cidadania no meio digital.

De acordo com Motoryn, outras dez cidades planejam adotar oficialmente a ferramenta.

As informações do aplicativo também serão úteis para a redação do UOL, que usará o banco de dados do app para gerar pautas por todo o país

MyFunCity - Reprodução - Reprodução
Opções para avaliar as categorias no MyFunCity
Imagem: Reprodução
O que é?

O objetivo do aplicativo MyFunCity é auxiliar os usuários de smartphones e computadores a exercerem sua cidadania. O software, que está disponível gratuitamente para Android, iOS e desktops, permite que pessoas de qualquer cidade do Brasil avaliem a condição de diferentes regiões.

No celular, o app identifica automaticamente onde o usuário está (no computador, é preciso digitar o endereço). Daí em diante, a pessoa pode atribuir notas, por meio de emoticons felizes ou tristes, para vários setores da sociedade. As informações ficam todas hospedadas no site Myfuncity.uol.com.br e podem ser acessadas por qualquer pessoa.

Com o programa, é possível analisar questões como vias públicas, custo de vida, barulho, saúde, prefeito, limpeza, transporte público, educação, segurança, lazer e Câmara Municipal. Com base no que dizem os usuários, o programa emite uma média considerando vários aspectos daquela região.

Para o que o cidadão tenha uma ideia mais ampla de como está sua área, o aplicativo permite que usuário compare suas notas com as de outras pessoas. É possível analisar separadamente, por categoria, ou no geral. O programa aceita ainda que as pessoas votem novamente em uma categoria já avaliada (caso sua percepção mude, por exemplo).

Quem deseja participar da atividade pode fazê-lo de forma anônima ou conectando-se com seus dados do Facebook. Se a escolha for pela rede social, o app exibe quais amigos estão utilizando a ferramenta e compartilha os votos fornecidos pelo usuário.

Aplicativo MyFunCity permite avaliar cidades brasileiras