Topo

Montes Claros (MG) registra 3º tremor de terra só neste ano, o 2º em 6 dias

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

06/04/2014 12h45

O município de Montes Claros, em Minas Gerais, registrou na manhã deste domingo (6) mais um tremor de terra, de magnitude 3.2 graus na escala Richter (fraca intensidade), o terceiro só neste ano e o segundo em apenas seis dias, segundo o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília). No último dia 1º, o município sofreu um abalo sísmico de magnitude 3.7.

O tremor de hoje foi sentido por volta das 11h e, de acordo com as primeiras informações, não há relatos de vítimas. 

O sistema de telefonia da cidade parou de funcionar, houve queda de energia elétrica e os sinais de trânsito estão inoperantes.

Cidade está situada em falha geológica

Montes Claros (a cerca de 420 km de Belo Horizonte), com cerca de 400 mil habitantes tem registros constantes de atividade sísmica, devido a uma falha geológica de três quilômetros de extensão, situada a cerca de dois quilômetros de profundidade.

Nos últimos três anos, as ocorrências de tremores aumentaram. O mais forte deles, em maio de 2012, teve magnitude de 4.2 na escala Richter, motivando a instalação de estações sismográficas da UnB e da USP (Universidade de São Paulo) na região, que monitoram esse tipo de evento.