Topo

Novo terremoto de 7,8 abala o Chile e provoca alerta de tsunami

Em Santiago

03/04/2014 01h03Atualizada em 03/04/2014 10h24

Um forte terremoto, de magnitude 7,8, sacudiu o extremo norte do Chile na noite desta quarta-feira (2), um dia após outro tremor, de 8,2, abalar a mesma região, informou o Shoa (Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha), que emitiu um alerta de tsunami.

Veja onde foi o terremoto - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O terremoto ocorreu às 23h43 local (22h43 Brasília), e seu epicentro foi situado 20 km ao sul da cidade de Iquique. O alerta foi cancelado algumas horas depois, assim como a ordem de evacuação da zona costeira do país. 

"As pessoas podem retornar tranquilamente para suas casas", disse o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo.

Após o alerta de tsunami, a população das localidades à beira-mar chegaram a ser retiradas de suas casas, especialmente em Arica, Iquique e Antofagasta, as cidades mais atingidas pelo terremoto e tsunami da noite de terça-feira (1º), que provocaram seis mortes.

Como se mede um terremoto?

Ricardo Toro, diretor do Onemi (Escritório Nacional de Emergência), informou que uma onda atingiu algumas localidades da costa. Mas, até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos materiais.

A presidente chilena, Michelle Bachelet, que vistoriava os danos causados em Arica (2.100 km ao norte de Santiago) pelo tremor da véspera, foi levada para a parte alta da cidade, informou o canal TVN. Os habitantes das cidades de Arica e Iquique foram alertados pelas sirenes e abandonaram suas casas nas zonas costeiras, também seguindo para as regiões mais elevadas.

Pelo menos 12 réplicas sacudiram a zona norte do Chile após o tremor principal. Elas oscilaram entre as magnitudes 3,8 e 5,4 em um período de menos de duas horas, entre as 23h56 e 1h17 (mesma hora de Brasília), segundo o site do Serviço Sismológico da Universidade do Chile. O terremoto de 7,6 graus foi, por sua vez, uma das 120 réplicas do abalo de terça.
 
O Onemi confirmou que seis pessoas morreram e 972.457 foram retiradas de suas casas. Segundo o relatório do diretor da Onemi, Ricardo Toro, do total de vítimas, três morreram em virtude de parada cardiorrespiratória, duas esmagadas em deslizamentos de terra e uma devido a queda durante a evacuação.
 
Ainda conforme o documento, oito estradas permanecem interditadas em diferentes pontos das regiões afetadas, declaradas zonas de emergência. Em Arica, 87% da rede elétrica já foi restabelecida. Já a água voltou a 67% dos domicílios.
 
Em Tarapacá, no entanto, 38.509 famílias ainda estão desabrigadas por cortes de energia, e os municípios de Iquique e Alto Hospicio estão sem água potável.
 
O hospital regional de Iquique sofreu danos que ainda estão sendo avaliados, enquanto cerca de duas mil casas foram danificadas no município de Alto Hospicio, próximo a Iquique, na região de Tarapacá, cerca de 1.860 quilômetros ao norte de Santiago.
 
O novo tremor desta quarta-feira liberou quase quatro vezes menos energia que o terremoto da noite anterior, segundo cálculos do USGS americano.
 
Em declarações à emissora "Canal 13", o subdiretor de Sismologia da Universidade, Mario Pardo, disse que gostaria de dar aos chilenos "notícias melhores", mas a energia liberada pelo terremoto e suas réplicas ainda "não foi toda a acumulada nessa região em mais de 100 anos".