Topo

Tenda montada pelo governo do DF desaba em Ceilândia e deixa feridos

Uma tenda desabou ao lado de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Ceilândia (DF) - Reprodução/Diário de Ceilândia
Uma tenda desabou ao lado de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Ceilândia (DF) Imagem: Reprodução/Diário de Ceilândia

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

10/04/2014 14h52Atualizada em 10/04/2014 19h27

Uma tenda montada pelo governo do Distrito Federal para realização de cirurgias de catarata desabou no início da tarde desta quinta-feira (10) em Ceilândia (cerca de 26 km de Brasília) e deixou pelo menos 10 feridos, segundo o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). No total, houve 150 atendimentos feitos pelo Samu, incluindo curativos simples e medição de pressão.

O espaço provisório foi instalado há uma semana ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia, inaugurada em dezembro de 2013.

Em nota, a secretaria de saúde do DF disse que só um paciente teve ferimentos graves. "Dez pacientes foram levados à UPA e ao Hospital Regional de Ceilândia, onde oito pacientes foram atendidos. Desses, somente o paciente A.B., que sofreu fratura exposta da tíbia, passa por cirurgia. Os demais já foram atendidos, fizeram os exames necessários e foram liberados", afirma a secretaria.

No momento da queda, havia 126 pessoas agendadas para cirurgia e 137 para consulta, de acordo com informações da Agência Brasil.

Em visita ao local à tarde, o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), disse que vai apurar as causas do acidente e aguardar a perícia da Polícia Civil. 

Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente. Chovia e ventava desde a manhã, o que pode ter contribuído para o desabamento.

De acordo com informações da Defesa Civil, a ventania derrubou uma árvore, que caiu em cima de um ônibus próximo à UPA.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão fazendo perícia e recolhendo material do local. A tenda que realizava o atendimento deve ser instalada em outro local em breve. A Defesa Civil informou ainda o número para quem perdeu objetos no local e deseja recuperá-los: (61) 3471-9833.

Segundo informações da Secretaria de Saúde do DF, as carretas oftalmológicas são unidades móveis que oferecem consultas e cirurgias de catarata, com estimativa de 250 cirurgias de catarata e cerca de 1000 consultas por dia.

Em fevereiro deste ano, uma tenda de eventos na área do Museu da República, na região central de Brasília, caiu e deixou também cerca de 20 feridos. A queda também foi motivada pela forte chuva que caiu na capital.

Na segunda-feira, uma torre de armazenamento de trigo de cerca de 20 metros espalhou toneladas de cereais por uma avenida de Maceió, deixando feridos e carros soterrados.