Topo

Para evitar depredação de ônibus, PM amplia patrulhamento perto de empresas

Do UOL, no Rio

08/05/2014 14h41

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou que está executando um "plano de operações" para conter eventuais depredações de ônibus durante a paralisação dos rodoviários, iniciada na capital fluminense no primeiro minuto desta quinta-feira (8). Carros da PM foram posicionados nos arredores das sedes das empresas a fim de "monitorar a movimentação", informou a corporação, em nota.

O Rio Ônibus (Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) informou que pelo menos 467 veículos de transporte coletivo foram depredados por grevistas em diversos bairros. Houve cenas de vandalismo principalmente na zona oeste da cidade.

Mais cedo, uma manifestação de grevistas reuniu mais de cem pessoas na avenida Brasil, na altura da Vila do João. O grupo tentou fechar uma das pistas sentido Centro, sem sucesso. A PM reforçou a segurança no local com equipes da BPVE (Batalhão de Vias Expressas).

Segundo os números mais atualizados da Rio Ônibus, de 2012, 8.700 ônibus estavam em circulação pela cidade. Por dia, geralmente, os ônibus atendem a cerca de 3 milhões de passageiros. Segundo as empresas, 30% da frota está circulando. Já o líder grevista, Helio Theodoro, diz que 80% dos motoristas aderiram à greve.

A greve foi decretada durante reunião realizada na noite desta quarta-feira (7). O Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro), que representa 40 mil trabalhadores rodoviários, disse que não organizou a greve e, em nota, afirmou que considera a paralisação "uma atividade com fundo político".

Motoristas e cobradores em greve reivindicam aumento salarial maior que os 10% acordados entre o sindicato da categoria e as empresas de ônibus, o fim da dupla função e reajuste no valor da cesta básica, de R$ 150 para R$ 400.