Topo

Motoristas e cobradores de ônibus fazem paralisação de 24 horas no Rio

Do UOL, no Rio

08/05/2014 07h49Atualizada em 08/05/2014 12h55

Motoristas e cobradores de ônibus fazem desde o primeiro minuto desta quinta-feira (8) paralisação de 24 horas no Rio de Janeiro. O Rio Ônibus (Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) informou que pelo menos 325 veículos de transporte coletivo foram depredados por grevistas. Houve cenas de vandalismo principalmente na zona oeste da cidade.

A paralisação provoca uma série de transtornos na cidade: pontos cheios de passageiros, plataformas de metrô e trens superlotadas, entre outros. Segundo o Rio Ônibus, até 2012, 8.700 ônibus estavam em circulação pela cidade. Por mês, geralmente, são feitas 100 milhões de viagens. Segundo as empresas, 30% da frota está circulando. Já o líder grevista, Helio Teodoro, diz que 80% dos motoristas aderiram à greve.

No começo da manhã, um protesto bloqueou por cerca de uma hora a pista lateral da avenida Brasil, em direção ao centro, em frente à Fundação Oswaldo Cruz, em Manguinhos, na zona norte. O tráfego da via já foi liberado, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio.

O consórcio BRT Transoeste informou que está com o funcionamento suspenso no trecho entre Santa Cruz e Campo Grande.

A greve foi decretada durante reunião realizada na noite desta quarta-feira (7). O Sintraturb (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio de Janeiro), que representa 40 mil trabalhadores rodoviários, disse que não organizou a greve e, em nota, afirmou que considera a paralisação "uma atividade com fundo político".

Motoristas e cobradores em greve reivindicam aumento salarial maior que os 10% acordados entre o sindicato da categoria e as empresas de ônibus, o fim da dupla função e reajuste no valor da cesta básica para R$ 400.

O MetrôRio informou que todas as estações funcionam normalmente e o intervalo entre as composições é regular. A empresa informou ainda que, por causa da greve e do grande volume de passageiros, ocorre "controle de fluxo de entrada". Ainda segundo o MetrôRio, não estão sendo vendidos bilhetes de integração entre metrô e ônibus.

A SuperVia, consórcio que opera os trens da região metropolitana do Rio, informou operar com toda a sua frota na manhã desta quinta.