Topo

Violência em protestos preocupa o governo, diz Gilberto Carvalho

Bruna Borges

Do UOL, em Brasília

15/05/2014 17h32

O ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou nesta quinta-feira (15) que o governo federal não teme protestos. “Não tem protesto que nos assuste. O que nos preocupa é quando se usam métodos antidemocráticos, métodos de violência, seja por parte da polícia, seja por parte da população”, disse o ministro após cerimônia de assinatura de um compromisso de garantia de trabalho de qualidade durante a Copa.

O país vive nesta quinta-feira uma onde de protestos contra a Copa. Manifestantes argumentam que o governo fez gastos excessivos com o evento esportivo e não resolveu os problemas da educação e saúde. Segundo o ministro, a Copa vai “potencializar um ganho maior em impostos”  que seriam usados em investimentos nessas áreas.

“É ridículo a gente dizer que a saúde e a educação foram prejudicadas por causa da Copa”, declarou o ministro. “A manifestação é livre e democrática. Nós dialogaremos até o fim sem cansar para que hajam manifestações efetivamente democráticas. A Copa na verdade não tirou nenhum tostão da saúde e da educação.”

Carvalho afirmou que o governo federal pretende dialogar com os manifestantes para evitar que o protesto acabe em violência. “Durante a Copa nós faremos de tudo ara evitar a violência, seja da parte doa aparelho policial, seja da parte dos manifestantes.”

O governo federal desistiu aprovar até o início da Copa do Mundo uma lei que enquadra grupos de manifestantes conhecidos como "black blocs" e pune com mais rigor atos de violência e vandalismo praticados durante protestos de rua.

"Foi uma mudança de posição sim, o governo voltou atrás", afirmou Carvalho em entrevista exclusiva ao UOL Esporte na manhã desta quinta-feira (15).