Topo

Aeroporto no Rio reabre para pousos e decolagens após meia hora fechado

O céu da praia Vermelha, no Rio de Janeiro, amanheceu com nevoeiro nesta segunda-feira (13), e fez fechar o aeroporto Santos Dumont - Fernando Quevedo / Agência O Globo
O céu da praia Vermelha, no Rio de Janeiro, amanheceu com nevoeiro nesta segunda-feira (13), e fez fechar o aeroporto Santos Dumont Imagem: Fernando Quevedo / Agência O Globo

Do UOL, no Rio

13/10/2014 09h02Atualizada em 13/10/2014 11h58

O aeroporto Santos Dumont, na zona sul do Rio de Janeiro, reabriu para pousos e decolagens após fechar por aproximadamente 30 minutos na manhã desta segunda-feira (13). Segundo a Infraero, a interrupção da operação ocorreu por conta de um nevoeiro que prejudicava a visibilidade desde a madrugada de hoje.

Às 6h55, o aeroporto chegou a abrir só para decolagens, com o auxílio de instrumentos. No entanto, meia hora depois, ele precisou ser fechado por estar abaixo das condições mínimas de segurança. Às 7h58, o Santos Dumont foi reaberto. Atualmente, pousos e decolagens ocorrem com o auxílio de instrumentos.

Ainda de acordo com a Infraero, 15 dos 25 voos programados para o Santos Dumont nesta manhã foram cancelados. A maioria tinha como destino São Paulo e Brasília. Alguns voos foram transferidos para o aeroporto do Galeão, que opera com ajuda de instrumentos.

A movimentação no saguão do Santos Dumont era intensa nesta manhã. Além dos cancelamentos, 29 voos atrasaram e grandes filas se formaram no check-in das companhias aéreas. Até as 8h30, três dos quatro voos que atrasaram ainda não haviam decolado.

O fechamento do Santos Dumont reflete também na ponte aérea com São Paulo. Os voos programados para ir para a capital fluminense estão atrasados em Congonhas e alguns foram transferidos para o Galeão.

O mesmo problema já havia ocorrido neste domingo (12), quando o Santos Dumont amanheceu fechado por conta da forte neblina que atingiu o Rio. Durante a manhã, pelo menos seis voos haviam sido cancelados. Não puderam decolar voos com destino à Brasília, São Paulo e Campinas. (Com Estadão Conteúdo)

Nevoeiro no Rio - Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo - Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo
No domingo (12), a capital fluminense amanheceu com forte nevoeiro, o que afetou o funcionamento do Santos Domunt. A neblina, porém, não impediu que muitos aproveitassem as praias da cidade
Imagem: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo