Topo

Suspeito de torturar jovem em favela do Rio é preso na Bolívia

Hualtter Kim Taborda Sodré, conhecido como "Quase", foi preso em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia - Reprodução
Hualtter Kim Taborda Sodré, conhecido como "Quase", foi preso em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio

11/11/2014 09h39

Preso na Bolívia, Hualtter Kim Taborda Sodré, conhecido como "Quase", suspeito de participar da sessão de tortura que provocou a morte de uma jovem de 18 anos na favela Faz Quem Quer, na zona norte Rio de Janeiro, chegou à capital fluminense na madrugada desta terça-feira (11) e foi encaminhado para o presídio Ary Franco. O crime ocorreu no dia 26 de setembro.

No domingo (9), ele foi detido na cidade de Santa Cruz de La Sierra em uma ação conjunta entre agentes da Polícia Federal e da Polícia Nacional Boliviana. A PF informou que ele pertence ao tráfico de drogas da comunidade Faz Quem Quer.

O suspeito responderá pelos crimes de tráfico de drogas e tortura seguida de morte, de acordo com a Polícia Federal. Outros três homens que também participaram da sessão de tortura a jovem são procurados pela polícia. Eles foram identificados por investigadores da 40ª DP (Honório Gurgel).

Rayssa Christine Machado de Carvalho Sarpi, 18, morreu quase uma semana após ter sido brutalmente agredida pelos criminosos. A sessão de tortura foi filmada e divulgada na internet. A Polícia Civil investiga o motivo do crime.

No vídeo, Rayssa aparece seminua, levando socos e tapas, além de ter os cabelos compridos raspados com uma lâmina. Um dos agressores a ameaça com um facão, enquanto ela suplica para eles terminarem com a tortura.

No mesmo dia, a jovem foi encontrada por um parente, desacordada, em um dos acessos à favela. A jovem, então, foi socorrida e levada para o Hospital Estadual Salgado Filho, na zona norte, onde foi atendida e liberada em seguida. Após seis dias, ela passou mal em casa e voltou ao mesmo hospital, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e acabou não resistindo.