Topo

Catadora que devolveu cheques não aparece para entrevista de emprego em SP

Ana Maurícia, ao lado do filho, mostra cheques encontrados no lixo - Jornal de Barretos
Ana Maurícia, ao lado do filho, mostra cheques encontrados no lixo Imagem: Jornal de Barretos

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

30/01/2015 14h41

O Hospital do Câncer de Barretos (423 km de São Paulo) informou nesta sexta-feira (30) que foi obrigado a adiar a contratação da catadora de material reciclável Ana Maurícia de Souza, 23, porque ela não apareceu para a entrevista que iria determinar o cargo que a ser ocupado na instituição.

Ana recebeu a proposta de emprego na última segunda-feira após entregar nas mãos do presidente da instituição, Henrique Prata, R$ 250 mil em cheques destinados ao hospital que ela achou no lixo. Na ocasião, ela disse admirar a instituição e afirmou que gostaria de trabalhar lá.

Embora tenha recebido a carta, que pedia que ela comparecesse hoje ao departamento de recursos humanos do hospital, Ana não foi. O Hospital do Câncer aguarda o contato dela para determinar se ainda há interesse dela na vaga e, se for o caso, marcar nova data para a entrevista.

Segundo o hospital, o processo de seleção para determinar onde Ana iria trabalhar foi agendado para 8h. As opções eram no setor de nutrição de hotelaria. A instituição informou ainda que tentou, por três dias, fazer contato com ela por telefone. Ainda segundo o hospital, ela foi avisada por uma carta registrada.

A reportagem conseguiu falar rapidamente com Ana. Ela afirmou que deixou Barretos na tarde de ontem para ir a São Paulo, onde concederia entrevista a um programa de televisão da Rede Record.

Ela confirmou, no entanto, ter recebido a carta, embora não tenha informado os motivos que fizeram com que ela não comparecesse à entrevista. “O Henrique Prata já me mandou uma carta para que eu vá trabalhar lá”, disse  Ela também não disse se ainda tem interesse na vaga.

Apesar da ausência, a unidade confirmou que quer contratar a jovem, mas que irá esperar que ela procure o departamento de recursos humanos para confirmar se ainda tem interesse em trabalhar no local.

Sem emprego

Além de ter a contratação indefinida no Hospital do Câncer, Ana ainda corre risco de perder o seu emprego atual, de catadora de recicláveis. Segundo a dona da empresa, Elizabeth Aparecida dos Santos, ela não comparece ao trabalho desde segunda e já foi substituída.

“Fiquei sabendo de tudo pela imprensa e, desde segunda, ela não trabalha. Já contratei uma pessoa para o lugar dela, não posso ficar sem funcionário”, disse ela, que informou, ainda, que tentou falar com Ana “um monte de vezes”.

“Não consegui falar com ela e tive que chamar outro. Mas ela não justificou nada pra mim”, diz.