Topo

Cheia do rio Acre chega ao 30º dia e ainda gera transtornos em Rio Branco

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

24/03/2015 05h00

Afetada pela maior cheia da história, Rio Branco (AC) completa nesta terça-feira (24) 30 dias com o rio Acre acima da cota e acumulando problemas.

Segundo boletim da Defesa Civil desta segunda-feira (23), o rio estava com altura de 14,31 metros, ou seja, 31 centímetros acima do limite para transbordamento, de 14 metros.

Segundo a Defesa Civil, 18 bairros de Rio Branco ainda estão alagados, e 1.260 famílias ainda estão em cinco abrigos públicos. Contagem feita no domingo (21) apontava para 3.802 pessoas estavam nesses locais. A orientação é que, mesmo o rio baixando, as famílias não voltem para casa.

Com previsão de chuva acima da média, a expectativa é que o rio volte à sua calha ainda nesta semana. No ápice, no dia 4 de março, o rio chegou a 18,4 metros --maior marca já registrada.

Segundo a prefeitura de Rio Branco, o rio Acre atingiu uma área equivalente a 4.500 campos de futebol, invadiu mais de 900 ruas e afetou mais de 24 mil moradias de Rio Branco. Uma operação de limpeza continua em várias partes da cidade, tirando a lama que ainda toma conta de muitos locais.

Assistência

Segundo o capitão Cláudio Falcão, da Defesa Civil Estadual, as pessoas que estão no abrigo seguem recebendo refeições diárias e com assistência 24 horas. “Já para quem voltou pra casa, são doados kits de limpeza e donativos, como roupas e colchões”, disse.

Uma das principais preocupação agora é com o abastecimento de água. O poder público está orientando à população que economize água, já que o processo de limpeza acarreta em aumento na demanda.

Outro apelo é para a necessidade de trabalho voluntário, que segundo o governo é “urgente”. “Cada turno exige a participação de 134 pessoas para que os abrigos tenham um bom funcionamento. O apelo da sala de situação é para atividades lúdicas com as crianças, que exigem muita atenção.” Hoje, 60 homens do Exército e Corpo de Bombeiros atuam nos abrigos.

Apesar da cheia, o governo do Acre informou que não há indicativos de infestação de leptospirose no Estado no período pós-enchente. Mesmo assim, material de desinfecção da água e consulta médicas estão sendo realizadas periodicamente com as vítimas da cheia.

As autoridades do Acre também pedem doações de alimentos não perecíveis, roupas, colchões, material de higiene pessoal e limpeza e fraldas infantis e geriátricas. Para doações de pessoas em outros Estados, os interessados podem depositar na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.