Comissão da maioridade penal chama Rezende, Datena, Sheherazade e Barcellos
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que avalia a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos aprovou, nesta quarta-feira (29), o convite aos jornalistas e apresentadores de TV Marcelo Rezende (Record), José Luiz Datena (Band), Rachel Sheherazade (SBT) e Caco Barcellos (Globo) para uma audiência pública sobre o tema. Segundo o presidente da comissão e autor do convite, André Moura (PSC-SE), mais de 90 pessoas deverão ser convidadas para participar de audiências do colegiado. Os convites não obrigam os quatro a participarem da sessão.
Os convites para especialistas em temas discutidos por comissões especiais são uma prática comum sempre que um projeto de lei tramita no Congresso Nacional. O que chamou a atenção na aprovação do convite aos apresentadores de TV é o fato de que nenhum deles é especialista no tema.
- 42335
- http://noticias.uol.com.br/enquetes/2015/03/31/se-a-maioridade-penal-cair-para-16-anos-o-que-voce-acha-que-vai-acontecer-com-os-indices-de-criminalidade.js
Segundo André Moura, o convite aos apresentadores foi feito por conta da função deles como “formadores de opinião”. “Todos eles são formadores de opinião e todos eles, nos seus programas, nas suas matérias, sempre trazem a discussão da redução da maioridade penal. Como eles conhecem a realidade, entendo que seria bom trazer a opinião deles sobre o tema na comissão”, afirmou André Moura.
Em entrevistas, Marcelo Rezende e a apresentadora Rachel Sheherazade já se manifestaram a favor da redução da maioridade penal. Em sua conta oficial no Twitter, José Luiz Datena também já se posicionou a favor da medida.
O apresentador e jornalista Caco Barcellos comandou a edição do programa "Profissão Repórter", no início deste mês, sobre a redução da maioridade penal. O programa foi bastante criticado por parlamentares favoráveis à redução da maioridade.
Questionado sobre o “equilíbrio” dos posicionamentos dos convidados, Moura afirmou que "pelo menos 70% das pessoas convidadas" a participar de audiências públicas sobre a redução da maioridade penal são publicamente contra a medida. “Não acredito que o fato de os três terem se manifestado a favor da redução seja um problema. Vamos ouvir a todo mundo, independente de suas opções”, afirmou o deputado.
O projeto de emenda constitucional que prevê a redução da maioridade penal teve sua admissibilidade aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados. A proposta está agora sob análise de uma comissão especial que vai elaborar o projeto que deverá ser encaminhado ao Plenário da Câmara. Após ser aprovado na Câmara, ele deverá ser enviado ao Senado. Para ser promulgado, a proposta precisa ser aprovada nas duas Casas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.