Mulher publica selfie com marido dentro de presídio privatizado em Alagoas
A mulher de um detento do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano (AL), fotografou a família dentro da cela do marido, durante o horário de visita, com um telefone celular. Segundo o Sindapen (Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas), o preso chama-se Jaconias dos Santos, 38, e é conhecido pelos apelidos “pé de ferro” ou “pitbull”.
Na foto, o preso abraça a mulher e a filha dentro cela, em cima da cama. Ele aparece segurando uma colher de material plástico, de cor rosa. Após a foto ser publicada em uma rede social, a mulher do preso foi questionada por um amigo sobre o porquê de Santos estar com uma colher na mão. A mulher explicou que a foto foi feita durante o almoço - evidenciando que a imagem foi captada no horário de visita.
A publicação da foto ocorreu no dia 18 de abril, mas só foi descoberta na semana passada pelo Sindapen. O presidente do sindicato, Vitor Leite, disse que informou o caso à Sgap (Superintendência Geral de Administração Penitenciária) e solicitou explicações sobre a falha na segurança do Presídio do Agreste durante as revistas.
O presídio tem a segurança interna privatizada e os agentes penitenciários efetivos fazem apenas a segurança externa e escolta dos presos em saída para audiências.
Para o sindicato, a foto mostra a fragilidade das revistas nos visitantes que estão sendo feitas por agentes de segurança terceirizados. Segundo o sindicato, em média, 50 funcionários terceirizados trabalham no Presídio do Agreste.
“Apesar de toda estrutura, os presos estão com acesso a drogas e a telefones celulares. Essa mulher fez a foto porque conseguiu entrar com o aparelho passando pela revista. Ou alguém facilitou a entrada ou a revista está ocorrendo de maneira displicente”, disse Leite.
Na ficha do sistema prisional consta que Santos foi preso em 27 de março de 2009, e está na cela 3 do módulo I do Presídio do Agreste. Porém, não há informação sobre o delito que ele cometeu, nem o tempo da pena que ele foi condenado.
O Presídio do Agreste mantém 789 internos e está funcionando no limite da sua capacidade. O UOL entrou em contato com a Sgap, neste domingo (7), mas até a publicação deste texto a direção do Presídio do Agreste não havia se posicionado sobre o assunto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.