Topo

Floripa celebrou 289 anos em 2015, mas poderá fazer 343 em 2016; saiba como

Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Imagem: Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem

Aline Torres

Do UOL, em Florianópolis

16/06/2015 21h46

Florianópolis, que comemorou 289 anos no dia 23 de março de 2015, poderá completar 343 anos no próximo aniversário. O salto de mais de meio século na idade da capital catarinense foi aprovado pela Câmara dos Vereadores na segunda-feira (15). 

Assim, Florianópolis se tornará a capital mais antiga do Sul do Brasil --Curitiba foi oficializada apenas 20 anos depois, em 1693, e Porto Alegre foi fundada em 1772.

O projeto de lei do vereador Afrânio Boppré (PSOL) busca uma retratação histórica. Isso porque a data de aniversário da cidade é marcada pela emancipação de Florianópolis do município de Laguna, em 1726, e não a data de fundação do povoado, em 1673.

Amparado em estudos e comprovações do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, o projeto concluiu que o marco zero de Florianópolis deve ser 1673.

Neste ano, o bandeirante Francisco Dias Velho criou uma pequena empresa agrícola, trouxe gado, construiu engenhos, plantou, edificou uma capela de pedra e cal e assentou família e cem criados, enquanto perseguia índios e minas de ouro e prata.

Para tornar-se lei, o projeto depende da sanção do prefeito Cesar Souza Junior (PSD), que deve ser confirmada pelo apoio positivo de diversas frentes: a população, que aprovou a nova data em audiências públicas, e o renome dos historiadores Evaldo Pauli, Sérgio Schmitz e Nereu do Vale Pereira, que formaram a comissão de estudos do Instituto.

Aos 86 anos, Pereira --que também é sociólogo, economista e folclorista--, é o principal entusiasta da mudança. Ele também defende que o nome da Capital deveria ser Açorianópolis, em referência aos açorianos que povoaram e definiram os principais traços culturais do município. Também substituiria a homenagem prestada a Floriano Peixoto, segundo presidente da República brasileira, que incomoda muitos estudiosos.

Nereu salienta que outras datas históricas poderiam ser escolhidas, apesar do ano de fundação ser indiscutível.  Antes de Dias Velho, em 1515, estiveram 19 espanhóis em Caiacangamirim, distrito do Ribeirão da Ilha, no Sul de Florianópolis, atualmente chamado de Tapera.

Já em 1526,o espanhol Sebastião Caboto batizou a Ilha com o nome de Santa Virgem de Alexandria e em 1541 Álvar Nuñes Cabeza de Vaca foi nomeado governador da Ilha de Santa Catarina pela coroa espanhola.

"A primeira relação de permanência é 1673", diz o vereador Boppré. "Antes os espanhóis paravam para descanso ou trabalho e iam embora. Dias Velho plantou nessa terra, e a partir daí foi constituída uma relação administrativa. Isso caracteriza uma fundação".