Topo

Após crianças com deficiência, mineiro fotografa idosos e seus sonhos

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

20/09/2015 06h00

O publicitário mineiro João Fábio Matheasi, 31, fotografou 13 idosos do Lar dos Velhinhos da Sociedade São Vicente de Paula, em Poços de Caldas (a 466 km de Belo Horizonte), “realizando os sonhos” de ser jogadores de futebol, de se casar ou mesmo apenas ficar elegantes.

A mostra das 15 fotografias da série “Realizando Sonhos” será exposta no saguão da instituição, a partir do dia 28 de setembro. De lá, segue para a PUC Poços de Caldas, para a Unifae (Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino) em São João da Boa Vista (SP) e para o Espaço Cultural da Urca, também em Poços de Caldas.

Esta é a segunda leva de imagens do projeto de Matheasi. Em julho do ano passado, o publicitário fotografou pessoas com deficiências físicas e mentais em atividades quase impossíveis. Participaram crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Andradas (a 506 km de Belo Horizonte) e de Poços de Caldas.

Seu trabalho foi inspirado no ensaio fotográfico "Pequeno Príncipe", do esloveno Matej Peljhan, com deficientes físicos e mentais clicados em situações em que revelam suas aspirações.

“A partir desse primeiro projeto, vi que podia ampliar o trabalho. Pensei inicialmente nos velhinhos”, afirma o fotógrafo.

Dos 89 moradores do asilo, 13 toparam participar da iniciativa e se deixar fotografar. “São sonhos”, diz Miguelina dos Santos, 89, registrada vestida de Nossa Senhora de Aparecida.

“Foi o que eu quis”, diz Maria de Lourdes Silva dos Santos, 93, que pediu para estar vestida como a atriz e comediante Dercy Gonçalves (1907-2008).

Ex-padre franciscano, Moisés Domingos, 46, sonha em voltar a ser padre e foi assim que foi fotografado. Não que seja um sonho impossível, mas ele sofre com grave asma e uma doença pulmonar crônica, que lhe dificultam exercer atividades físicas. Uma decisão judicial permitiu que Domingos morasse no Lar dos Velhinhos, mesmo com menos idade do que a necessária para estar internado em um asilo. Ele é sozinho, não possui parentes que ajudem a cuidar dele.

Sebastiana Veiga, 107, a Tianinha, nascida em 6 de abril de 1908, e Vivaldi Tassi, 79, nascido em 6 de janeiro de 1936, ambos solteiros, são amigos inseparáveis e toparam ser clicados pelas câmeras de Matheasi como noivos. O casal tem Alzheimer.

“Eles são inseparáveis. Ficam o tempo todo juntos. Ela só aceita que ele empurre a cadeira dela. Outra pessoa não serve. São grandes amigos e ficam sempre de mão dadas”, afirma o assistente social Kleberson José da Silva.

“Foi muito legal. Conversamos muito com eles e fizemos diversas reuniões para explicar o projeto e ouvir suas sugestões. Eles comentavam nesses encontros que, mesmo sendo impossíveis de acontecer, eram os sonhos que eles tinham. Mesmo que a vida tenham levado eles para outros caminhos, eles ainda tinham esses sonhos”, diz o assistente social.