Topo

Operação do Bope no Complexo da Maré deixa mais de 3.000 alunos sem aula

Homens do Bope realizam operação no Complexo da Maré, zona norte do Rio - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
Homens do Bope realizam operação no Complexo da Maré, zona norte do Rio Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

23/10/2015 13h57

A operação da divisão de elite da PM fluminense, o Bope (Batalhão de Operações Policiais), em comunidades do Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (23), deixou mais de 3.000 estudantes sem aula em escolas da região. Segundo a Polícia Militar, a ação tem objetivo de reprimir bocas de fumo e prender traficantes de drogas. Houve tiroteio e pelo menos uma pessoa foi baleada.

A Secretaria Municipal de Educação informou que as seis escolas da rede situadas na Maré e em localidades próximas suspenderam atividades. Por esse motivo, 2.681 alunos ficaram sem aula. A operação também afetou três creches públicas e três EDIs (Espaços de Desenvolvimento Infantil).

A Secretaria de Estado de Educação, por sua vez, informou que apenas o período da manhã foi prejudicado. São 380 alunos que não puderam assistir aula nesta sexta. O colégio afetado foi o Ciep 326 - Professor César Pernetta, localizado dentro do Complexo da Maré.

O órgão estadual informou ainda, em nota, que "a direção da unidade escolar tem autonomia para tomar providências no sentido de garantir a integridade física e moral de seus alunos, professores e funcionários". "Os conteúdos das aulas perdidas serão repostos."