Topo

Arcebispo do Rio Janeiro fica preso em meio a tiroteio em Santa Teresa

Do UOL, no Rio

10/06/2016 14h37

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal dom Orani Tempesta, ficou preso por aproximadamente dez minutos em meio a uma troca de tiros em Santa Teresa, no centro do Rio de Janeiro, por volta das 9h da manhã desta sexta-feira (10). Ele tinha acabado de deixar o Cristo Redentor e seguia para o aeroporto Santos Dumont quando se deparou com um confronto entre policiais militares e criminosos.

O cardeal e seu motorista chegaram a sair do carro para se proteger dos tiros. “Junto com muitos outros passageiros de ônibus e outros veículos, ficamos encurralados uns dez minutos. Quando amainou um pouco, demos marcha a ré e pegamos outra rua. Os ônibus à frente continuaram parados. Não sei como terminou”, disse o arcebispo, que seguiu para um evento em São Paulo.

Um vídeo gravado por um dos passageiros de um ônibus estacionado ao lado do carro em que o cardeal estava mostra Dom Orani sentado no meio-fio mexendo em seu telefone e aguardando o fim do tiroteio com tranquilidade.

Segundo a Polícia Militar, agentes da UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) Fallet/Fogueteiro realizavam um patrulhamento de rotina quando criminosos armados começaram a disparar contra os policiais na localidade conhecida como Campo do Capitão. Não há registros de pessoas feridas.

Essa não é a primeira vez que o cardeal sofre com a violência na cidade. Em julho do ano passado, dom Orani teve seu carro roubado na rua Goiás, em Quintino, na zona norte da cidade.

Em setembro de 2014, ele foi assaltado por três homens armados, também em Santa Teresa. Um dos ladrões chegou a reconhecer o cardeal e pediu desculpa pelo roubo, mas levou o anel, o cordão com o crucifixo, o celular e a caneta do arcebispo. Durante a fuga, os bandidos resolveram abandonar os pertences de dom Orani, assim como os telefones roubados.