Topo

Voluntários distribuem kits de hotéis a moradores de rua em Brasília

Em uma noite, foram entregues 1.452 produtos a moradores de rua - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL
Em uma noite, foram entregues 1.452 produtos a moradores de rua Imagem: Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL

Jéssica Nascimento

Colaboração para o UOL, em Brasília

17/07/2016 06h00

“Nossa, há quanto tempo eu não recebo um presente. São produtos para ficar cheiroso? Melhor ainda”, diz Luís Teixeira. Ele mora na rua, no entorno da Rodoviária do Plano Piloto, há pelo menos seis anos e ficou emocionado com as doações do projeto Mini Gentilezas, que ocorreu pela primeira vez na noite da última quinta-feira (14) em Brasília. A ideia, que surgiu no Rio de Janeiro, é arrecadar kits de higiene de hotéis e aviões e entregar para quem precisa.

Só na quinta foram entregues 1.452 produtos. Entre eles, estão hidratantes, absorventes, pastas de dente, sabonetes e barbeadores. Além disso, diversos cobertores e agasalhos também foram entregues. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a madrugada registrou 12 ºC.

mini gentilezas2 - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL
A travesti Bety Souza ficou feliz especialmente com a doação de xampu
Imagem: Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL

A analista de recursos humanos Vanessa Damasceno, 31, é uma das voluntárias do projeto. Ela contou que os moradores de rua tiveram um “choque” ao receber os kits de higiene. “Eles ficam perguntando a todo o momento se era para tomar banho, que gostaram muito. Muitos deles nem tiravam as etiquetas do agasalho e já iam usar. É muito gratificante”, disse.

No Facebook, o Mini Gentilezas já tem mais de 36 mil curtidas. Além do Rio de Janeiro e Brasília, São Paulo e Minas Gerais também participam do projeto. Para Bety Souza, muitas pessoas em situações de rua são esquecidas pela sociedade e governantes. “Sou travesti e acabo sentindo o preconceito na pele. Receber esse cuidado foi muito importante pra mim. Fiquei bem feliz com os sabonetes e principalmente com o xampu.”

A coordenadora do projeto, Karina Rocha, contou ao UOL que as ações completam quatro meses agora em julho. Ela afirmou que não há como mensurar quantas pessoas já ajudaram. “Só queríamos fazer uma arte para pedir os itens pros amigos, e assim ajudar outros projetos que conhecíamos. Viralizou loucamente. É muito emocionante e compensador, sabe?”, diz.

Todos os pontos de coleta do Mini Gentilezas estão disponíveis na página no Facebook. Para ajudar, basta mandar um inbox. “Sempre que as pessoas estiverem em motéis, hotéis e aviões vão lembrar que aqueles produtos podem servir pra quem realmente precisa. É só nos procurar que damos uma direção a esses produtos”, afirma a secretária executiva e voluntária Iris Gouvêa.

mini gentilezas1 - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL - Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL
Imagem: Jéssica Nascimento/Colaboração para o UOL