Topo

Prontos para guerra: Presos no RN mostram facões em telhado de presídio

Presos exibem facões do alto do telhado de um dos pavilhões do presídio Alcaçuz, em Nísia da Floresta (RN) - Beto Macário/UOL
Presos exibem facões do alto do telhado de um dos pavilhões do presídio Alcaçuz, em Nísia da Floresta (RN) Imagem: Beto Macário/UOL

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Nísia Floresta (RN)

18/01/2017 14h40

Presos da penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta (RN), estão armados com facões e barras de ferro, prontos para um possível novo confronto entre facções.

No final da manhã desta quarta-feira (18), a reportagem do UOL teve acesso a áreas próximas ao muro da prisão e encontrou um grupo de três presos, que fizeram questão de erguer as armas e mostrar que estão prontos para uma guerra.

"Olha aqui, ó, para quem vier nos atacar", disse um deles.

Do lado de fora do presídio, viaturas dá Polícia Militar e dá Força Nacional estão posicionadas para evitar fugas.

RN prisão bandeira facção - Beto Macário/UOL - Beto Macário/UOL
Preso exibe bandeira de facções do alto do telhado de um dos pavilhões do presídio de Alcaçuz
Imagem: Beto Macário/UOL

Na terça-feira à noite, um preso disse que estava pronto para um confronto. Dizendo-se integrante do Sindicato do Crime, ele afirmou que foram montadas barricadas que os separam por 50 metros dos integrantes do PCC.

"Ninguém vai para uma guerra desarmado, estamos prontos aqui", disse.

Segundo o major Eduardo Franco, porta voz da PM, a polícia está dentro do presídio em locais estratégicos, posicionada para evitar o confronto.

"Não estamos entre eles, mas temos uma estratégia, tudo está sendo feito conforme o protocolo. Nossa missão aqui é evitar confrontos que acarretem mortes. E temos conseguido isso desde sábado", informou.

Do lado de fora, mulheres de pé aguardam informações sobre a transferência de detentos, que deve ocorrer ainda nesta quarta-feira. O governo não informa quantidade, nem as facções dos presos que serão levados.