Topo

Tráfico instala câmeras em postes do Rio para vigiar favela pelo celular

Câmera utilizada pelo tráfico para vigiar a favela de Acari, no Rio - Reprodução/TV Globo
Câmera utilizada pelo tráfico para vigiar a favela de Acari, no Rio Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, no Rio

12/12/2017 13h20Atualizada em 12/12/2017 14h51

A Polícia Militar do Rio de Janeiro apreendeu na segunda-feira (11) sete câmeras instaladas por traficantes em pontos estratégicos das comunidades de Acari e do Amarelinho, na zona norte da cidade.

A tática criminosa foi descoberta pelo setor de inteligência do 41º BPM (Irajá). Com o equipamento, os traficantes acompanhavam em tempo real a movimentação policial e a rotina de entrada e saída das comunidades. Para tal, necessitavam apenas de uma rede de internet sem fio.

Reportagem da "TV Globo", exibida nesta terça-feira (12), afirma que as câmeras são de "alta tecnologia" e que o sistema inclui outras 41 que ainda não foram localizadas.

A PM confirmou oficialmente a apreensão do material, que estava instalado em postes da região e escondido em meio à fiação elétrica. Ainda de acordo com a "TV Globo", os PMs se surpreenderam com o tamanho das câmeras --dimensões semelhantes às de uma moeda de dez centavos.

A conexão era estabelecida a partir de um pequeno aparelho afixado no poste, e os dados transmitidos via internet móvel. Com isso, os traficantes recebiam as imagens pelo celular, segundo a reportagem da "TV Globo".

A ocorrência foi registrada na 39ª Delegacia de Polícia (Pavuna).