Topo

Horário de verão acaba no domingo em dez Estados e DF; é hora de atrasar o relógio

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

17/02/2018 04h00

Junto do fim da folia do Carnaval, a rotina volta à normalidade também no relógio: o horário de verão termina a 0h deste domingo (18). Por isso, moradores do Distrito Federal e dos Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), do Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo) e do Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) devem atrasar o relógio em uma hora assim que o ponteiro marcar 0h, voltando então os ponteiros para as 23h.

Com o fim do horário de verão, o Nordeste do país volta a ficar com o mesmo horário de Brasília. Já o leste do Amazonas e os Estados de Roraima e Rondônia ficam com uma hora a menos; enquanto o Acre e o oeste do Amazonas, duas horas atrás.

Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano, quando os dias são mais longos, a medida foi adotada no Brasil pela primeira vez em 1931.

Se você tem voo marcado no final da noite e está confuso(a) sobre o horário de embarque, a Infraero recomenda que você procure informações junto à sua companhia aérea, nos balcões de informações dos terminais ou com os funcionários da companhia.

Transporte público

Em São Paulo, o fim do horário de verão provocará mudanças na rede de transporte público. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) estenderá por uma hora o funcionamento das estações e do sistema.

Assim, os passageiros poderão embarcar até a 1h do horário novo (2 horas do horário de verão) nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela. Já nas Linhas 5-Lilás e 15-Prata, as estações permanecerão abertas até a 0h do horário novo (1h do horário de verão).

"O número de viagens ofertadas na rede também será maior. Na Linha 1-Azul foram programadas 18 viagens adicionais. Na Linha 2-Verde haverá acréscimo de 22 partidas", afirmou, em nota, o Metrô. "Os usuários da Linha 3-Vermelha também se beneficiarão com a medida e contarão com oferta de 21 viagens extras. Na Linha 5-Lilás, a programação prevê 16 viagens a mais. Por fim, na Linha 15-Prata a mudança acrescentará 14 viagens aos usuários."

A São Paulo Transporte (SPTrans), autarquia que administra os ônibus municipais de São Paulo, informou que as linhas regulares circularão até a 0h do novo horário (1h do horário de Brasília), quando começa a operação das linhas noturnas.

Por sua vez, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), responsável pelas linhas de ônibus intermunicipais nas regiões metropolitanas do Estado, informou que os coletivos vão operar por uma hora a mais, até a meia-noite do novo horário (1h do antigo). "A partir de domingo, as linhas cumprirão a tabela horária normalmente", disse a EMTU.

A Companhia Paulista de Trem Metropolitanos (CPTM) prestará serviço ao público por uma hora a mais. Dessa forma, os passageiros poderão embarcar até a 1h de domingo, 18, do novo horário (2h do horário antigo). Vale lembrar que no domingo, todas as estações reabrem para o público no horário habitual, às 4h.

Balanço sobre horário de verão ainda é dúvida

O horário de verão foi criado em 2008 para reduzir o consumo de energia e, assim, economizar os gastos do governo com o setor elétrico.

Porém, estudos realizados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram que a iniciativa já não alivia tanto as receitas dos cofres públicos como em anos anteriores. Por conta disso, o governo até cogitou acabar com o horário de verão do ano passado, mas voltou atrás.

Após um pedido do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por conta das eleições, o governo federal já anunciou que o horário de verão em 2018 terá início no primeiro domingo de novembro e não mais em outubro, como foi no ano anterior.

Questionado sobre o balanço de energia e despesas deste último horário de verão, o Ministério de Minas e Energia afirmou, em nota, que não confirmam se o balanço será ou não publicado, mas que, se for, a divulgação será realizada somente após o dia 19, quando acaba o horário de verão. (Com informações do Estadão Conteúdo)