Corpo na lama e rua que virou rio: imagens impressionantes da cheia no RS
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul deixaram destruição por todo o estado. Imagens de cidades completamente alagadas, bairros da capital evacuados, pontos turísticos e arenas esportivas cobertos de água impressionam. A seguir, veja o impacto da água em alguns pontos do estado.
Inundações, danos e perdas
Prevenção a saques e roubos
A Polícia de Porto Alegre tem feito patrulha de motoaquática pelas ruas inundadas da cidade. A ideia é tentar prevenir saques e roubos a casas e comércios abandonados que estão alagados.
A Brigada Militar e a Polícia Civil de Porto Alegre prenderam mais 60 pessoas por crimes relacionados às enchentes que atingem o estado.
Corredor humanitário
A estrutura elevada da rodoviária de Porto Alegre será demolida para dar lugar a um corredor destinado à passagem de veículos de emergência. O anúncio foi feito pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) na noite de quinta-feira (9).
Esse corredor terá como objetivo facilitar o acesso de ambulâncias, caminhões do Exército e equipes de resgate, ligando a Castelo Branco ao Túnel da Conceição, uma área afetada pelas inundações do Guaíba.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEstrutura atual é baixa e não permite passagem de veículos de emergência, como caminhões. "A comida e o remédio têm que chegar, a ambulância e o caminhão do Exército têm que passar. Então é um corredor que salva vidas. É por essas razões que nós tomamos essa decisão", disse o prefeito.
No colo dos socorristas
Senhoras são retiradas no colo pelos socorristas em meio a ruas alagadas em Porto Alegre. Muitas pessoas com problemas de locomoção têm dificuldade para conseguir se proteger em locais altos.
Estragos materiais
Os danos materiais são incalculáveis. Uma imagem aérea da cidade de Encantado mostrava carros aglomerados e cobertos de lama. A mesma cena foi vista em Canoas. Uma livraria no centro histórico de Porto Alegre (RS) ficou inundada.
'Vazio eterno'
Em publicação nas redes sociais, a mãe da bebê gêmea Agnes da Silva Vicente, de sete meses, confirmou a morte da filha no último domingo (12). Ela estava desaparecida desde o dia 4 de maio, quando o barco em que estava com a família virou durante o resgate no município, atingido pelas enchentes no Rio Grande do Sul. "Infelizmente a história não acabou como queria, agora este vazio da foto vai ser eterno, agora a saudade e a lembrança vai fazer morada", escreveu Gabrielle Rodrigues da Silva.
'Eu sou magrinho'
Um senhor, ao ser resgatado pelas equipes de Porto Alegre, emocionou com sua reação. Claramente feliz em ver a equipe alcançá-lo em sua casa, onde já estava em cima do telhado, ele ainda brincou que não seria necessário quebrar a madeira, porque ele era 'magrinho' e passava por meio das telhas. Várias pessoas precisaram ser resgatadas de cima do telhado.
Evacuação de cidade inteira
Eldorado do Sul, cidade de 40 mil habitantes, precisou ser totalmente evacuada devido ao nível da água.
Animais também sofrem
Um cavalo foi flagrado se equilibrando em cima de um telhado pelo helicóptero da TV Globo, que fazia a cobertura das enchentes em Canoas (RS), ontem (8). O animal, que estaria ilhado há quatro dias, foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros e do Exército nesta quinta-feira (9).
O resgate aos animais começou na quinta-feira (2). De acordo com o Governo do Estado, mais de 5 mil já foram retirados de áreas alagadas.
Solidariedade
Pessoas de outros estados se mobilizam para fazer doações ao Rio Grande do Sul. Roupas, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões, água potável, remédios e mantimentos estão entre as principais necessidades da população neste momento.
Água na altura do peito
Pessoas são salvas pelas equipes de resgate em Canoas, em meio aos alagamentos. A água já estava na altura do peito quando elas conseguiram ser retiradas e levadas em segurança para abrigos.
Tentativas de salvar itens pessoais e transportar mantimentos
Moradores tentaram caminhar entre as águas das enchentes tentando carregar objetos pessoais.
Resgate pelos ares
Em algumas cidades do Rio Grande do Sul, como Canoas, o resgate só é possível por helicópteros, pois estradas e ruas foram destruídas ou interditadas por consequência das chuvas.
Pontos turísticos afetados
Os prédios da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul e o Museu de Arte do Estado, localizados em Porto Alegre, foram isolados em meio aos alagamentos. O rio Guaíba transbordou afetando regiões próximas. Um parque de diversões em Canoas (RS) ficou submerso.
Falta de mantimentos
A água mineral está em falta em vários comércios do Rio Grande do Sul. Além disso, o estado já enfrenta racionamento.
CT e estádio do Internacional
O time colorado teve o seu centro de treinamento e estádio completamente alagados. O Parque Gigante, CT do Inter, fica próximo à margem do Guaíba. Por conta das enchentes, o time pede à CBF que seus jogos sejam suspensos por 20 dias.
CT da base e Arena Grêmio
O gramado do estádio do Grêmio está encoberto pela água. No Centro de Treinamento da base, localizado em Eldorado do Sul, um dos municípios mais afetados pela enchente, cerca de 80 pessoas ficaram ilhadas, entre jogadores e funcionários, recebendo alimentos de forma área.
Rodovias bloqueadas
As chuvas derrubaram pontes e deixaram parte de rodovias bloqueadas no estado.
Ajuda nas comportas
Bombeiros reforçam as comportas que protegem Porto Alegre das altas do Rio Guaíba. Apesar dos alagamentos, as falhas no sistema de contenção de águas da cidade foram parciais.
Aeroporto Salgado Filho
O aeroporto de Porto Alegre avisou nesta segunda-feira (6) que irá suspender suas atividades até pelo menos o dia 30 de maio. O local também foi afetado pelos alagamentos da cidade, tendo seus saguões e pistas invadidos pela água.
Deixe seu comentário