Topo

Após enchentes, mais de 500 famílias pedem ajuda à Prefeitura em São Paulo

11.mar.2019 - Estragos causados em uma casa no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, pela forte chuva que atingiu a capital na noite de ontem e madrugada de hoje - Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo
11.mar.2019 - Estragos causados em uma casa no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, pela forte chuva que atingiu a capital na noite de ontem e madrugada de hoje Imagem: Marcelo Gonçalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo

Bernardo Barbosa

Do UOL, em São Paulo

11/03/2019 19h16Atualizada em 11/03/2019 21h57

Os danos provocados pelas chuvas da última madrugada em São Paulo, que deixaram 12 mortos na região metropolitana, levaram 524 famílias a pedirem ajuda à Prefeitura da capital paulista, segundo balanço divulgado na noite de segunda-feira. As famílias estão recebendo kits de higiene pessoal, limpeza, lanches, colchões, cobertores e cestas básicas.

Nos três pontos de apoio montados no Ipiranga (CEU Meninos, Paróquia Nossa Senhora das Dores e Igreja Pentecostal Labareda), 375 famílias receberam ajuda. A Prefeitura realiza atendimentos nestes três locais e no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Ipiranga, na Rua Taquarichim, 290.

No bairro de São Mateus, na zona leste, 120 famílias foram atendidas. Em Sapopemba, foram 27 e em Parelheiros, duas.

Segundo a Prefeitura, as famílias que receberam ajuda não vão passar a noite em abrigos municipais ou nos pontos de atendimento, mas em casas de parentes, amigos ou vizinhos.

Entre a noite de ontem e a manhã de hoje, a cidade de São Paulo teve sua segunda maior chuva em março desde 1995, quando o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) passou a medir o índice de chuvas na capital. Até esta segunda-feira, já choveu 90,6% do esperado para todo o mês de março, e a previsão é de mais chuva forte para terça e quarta-feira.

Até as 19h de hoje, a Defesa Civil municipal registrou 149 ocorrências, mais da metade (78) na região centro-oeste da cidade. A grande maioria das ocorrências na cidade envolveu árvores (93).