Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é presa em flagrante após xingar negra de "macaca" em shopping do RJ

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

06/03/2020 18h35Atualizada em 06/03/2020 19h47

Uma mulher identificada como Luciene Braga, 33, foi presa ontem no Rio de Janeiro após xingar de "macaca sem educação" uma mulher negra na saída do NorteShopping.

A cena foi filmada pela estudante Nathália Hybner, 21, e publicada no Twitter. Segundo ela, Luciene "chamou a vítima de macaca diversas vezes".

"Como testemunha, fui atrás da criminosa e entrei em contato com os seguranças para conduzi-la até a polícia", disse Nathália.

Nas imagens, Luciene é acompanhada por dois seguranças para fora do estabelecimento comercial. Nathália acompanha a movimentação por trás.

"Tira a mão de mim. Tá com raiva? Tá com raiva porque tu é negro? Tu tá com raiva porque tu é negro?", questiona a detida. "Tira a mão de mim", repete ela enquanto é levada.

A responsável pela gravação ainda divulgou nas redes sociais o Auto de Prisão em Flagrante, registrado ontem à noite na 21ª Delegacia de Polícia do Rio. As envolvidas chegaram a ser ouvidas antes no 23º DP, que estava sem delegado.

Procurada, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro confirmou ao UOL que "segundo informações da 21ª DP (Bonsucesso), uma mulher foi presa em flagrante, nesta quinta-feira, pelo crime de racismo".

"A vítima, autora e uma testemunha prestaram depoimento na unidade policial. A acusada foi encaminhada para o sistema prisional", informou a nota enviada à reportagem no fim da tarde de hoje.

Em entrevista ao site BuzzFeed News, a vítima, Lígia Beatriz Moreira, 41, disse que foi agredida verbalmente após soltar um "caraca" enquanto conversava por telefone com um familiar. "Essa mulher pensou que eu estava falando com ela e começou me xingar. Ela repetia sem parar que eu era macaca, que eu não tinha educação", disse.

Segundo relato de Nathália, Luciane foi para um banheiro do shopping enquanto Lígia procurava a polícia. A responsável pela filmagem então procurou seguranças do shopping e foi à saída do banheiro esperar a agressora.

Em nota, o NorteShopping disse que repudia qualquer ato de discriminação. "Defendemos em nosso espaço um ambiente de diversidade e inclusão. Estamos à disposição da polícia para colaborar com as investigações."

O UOL não conseguiu contato com a defesa de Luciane.

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.