Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio: Moradores registram geada no RS, e cidade de SC tem mínima de -8ºC

Morador registrou geada em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul - Reprodução/Twitter/Nilson Wolff.
Morador registrou geada em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul Imagem: Reprodução/Twitter/Nilson Wolff.

Do UOL, em São Paulo*

20/07/2021 08h44Atualizada em 20/07/2021 11h22

O frio continua provocando manhãs frias e geada nas cidades da região Sul. Moradores do Rio Grande do Sul registraram geadas em diferentes cidades no início da manhã. Em Santa Catarina, Urupema registrou uma das temperaturas mais baixas do país: -8ºC.

Segundo o Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, mais de 20 cidades catarinenses registraram temperaturas negativas. Em Urubici as temperaturas chegaram a -5,45ºC, em Fraiburgo,a -5,18ºC e em São Joaquim, foram -8,6ºC.

No Paraná, os termômetros de Curitiba cegaram a -1ºC, com direito a geada. A cidade de General Carneiro registrou -7,2ºC.

Logo cedo, moradores de cidades gaúchas compartilharam imagens do frio no estado (veja abaixo).

A onda de frio persiste até amanhã, segundo o Inmet (Instituto Natural de Meteorologia), devido a uma massa de ar frio que provoca geadas e temperaturas negativas pelo país.

Neve no RS

A queda de temperatura prevista na semana passada pelo Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) se confirmou e provocou geadas e temperaturas negativas no sul. A tendência apontada pelos meteorologistas é de que o frio continue "intenso" até amanhã em grande parte do Brasil, principalmente nas madrugadas, devido à "massa de ar frio de origem polar bastante seca".

Nevou em pontos isolados de Campos de Cima da Serra (RS) e no alto do Planalto Sul Catarinense, entre a noite de domingo (18) e o amanhecer de ontem.

"Ventos fortes, com velocidade acima dos 80 km/h, sopraram na faixa leste do Rio Grande do Sul (Pelotas atingiu 84km/h) em função do ciclone extratropical que se desloca pelo Atlântico, a leste-sudeste do Rio Grande do Sul", informou o Inmet.

A previsão de "geada de intensidade moderada a forte" continua para "uma ampla área da Região Sul, centro-sul do Mato Grosso do Sul, parte do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais.

Para amanhã, a previsão é de que a geada diminua em sua área de abrangência e em sua intensidade, "mas ainda ocorre com moderada intensidade em área mais restrita ao sul do país, e de fraca intensidade sobre parte do leste de São Paulo e Mantiqueira (divisa do Rio com São Paulo)".

Geada na Serra Catarinense nesta terça-feira - Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line - Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line
Geada na Serra Catarinense nesta terça-feira
Imagem: Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line

Lago na Praça João Ribeiro, em São Joaquim (SC), congelou - Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line - Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line
Lago na Praça João Ribeiro, em São Joaquim (SC), congelou
Imagem: Mycchel Legnaghi/ Agência de notícias São Joaquim on line

*Com informações da Agência Brasil