Chacina no Guarujá: pistola tem precisão contra alvo a 50 m de distância?

A polícia encontrou ontem uma pistola 9 mm que teria sido usada na morte do policial militar Patrick Bastos Reis, da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), na noite de quinta-feira (27). Além disso, segundo a inteligência do órgão, também já havia sido colhida uma cápsula 9 mm no local dos fatos.

O disparo foi feito a uma distância entre 50 e 70 metros, segundo fontes policiais informaram à Agência Estado, por um homem que foi definido pela polícia como um "atirador" (ou sniper). 50 metros equivale a aproximadamente metade de um campo de futebol.

O colunista do UOL Josmar Jozino revelou que o tiro que matou o soldado foi disparado de bunker do PCC (Primeiro Comando da Capital), ainda segundo a polícia.

O local tem paredes espessas, capazes de resistir a disparos e outros ataques, e teria sido construído por traficantes de drogas na comunidade da Vila Zilda, Guarujá, Baixada Santista.

Mas seria possível atingir um alvo a 50 m com uma pistola, em vez de armamentos mais pesados do tráfico, como fuzis?

Qual é o alcance de uma pistola 9 mm?

1.800 metros de alcance. Isso quer dizer que a bala pode percorrer esta distância, mas não representa a precisão da arma — que é bem menor.

Alcance de precisão ou efetivo. É definido como a distância máxima em que é esperado que um armamento seja preciso e consiga o efeito desejado - isto é, o atirador tem a "certeza" de que acertará um alvo em sua mira.

100 m de alcance efetivo? A pistola 9 mm Luger, por exemplo, tem alcance de precisão de cerca de 100 metros, segundo o fabricante. Outros apontam 50 m

Continua após a publicidade

50 jardas? O exército dos Estados Unidos é menos generoso na estatística e aponta como 50 jardas, ou 45 metros na precisão efetiva da arma.

A conclusão é de que a distância estimada pela polícia para o disparo está dentro do estimado por algumas fontes para as armas 9 mm, mas já no limite da efetividade da arma, em termos de precisão para um atirador.

Arma restrita. Flexibilizada durante o governo Bolsonaro, as pistolas 9 mm voltaram a ser de uso restrito após o decreto assinado neste mês pelo presidente Lula (PT), que criou novas regras para aquisição e porte de armas e munições no Brasil.

*Com reportagem publicada em 20/07/2022

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • O termo Luger se refere ao calibre e não à empresa da arma. O texto foi corrigido.

Deixe seu comentário

Só para assinantes