Esse conteúdo é antigo

Josias: Ministério trata queda de energia como apagão e incidente grave

O colunista do UOL Josias de Souza apurou que o Ministério de Minas e Energia trata a queda de luz que afetou diversas regiões do Brasil como um apagão e um "incidente grave".

Um funcionário graduado do Ministério de Minas e Energia me informou que eles estão tratando esse episódio que ocorreu hoje pela manhã como um apagão. Há características de um apagão e é assim que isso está sendo tratado. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias explicou durante sua participação no UOL News como um problema pontual no sistema de energia pode afetar todo o país. O colunista cobrou uma rápida explicação do governo para o que houve, mesmo que a interrupção no fornecimento de energia tenha sido breve.

Normalmente, os governos costumam escamotear esse tipo de problema para reduzir a gravidade. É muito importante saber que, internamente, isso está sendo tratado como apagão. É preciso confrontar essa visão interna com a que o governo divulgará logo mais. A explicação oficial precisa tratar o problema com a gravidade que ele tem. Já nas primeiras horas, foi tratado como apagão e como algo grave, não trivial. Josias de Souza, colunista do UOL

Veja a nota do Ministério de Minas e Energia sobre o apagão:

Nota informativa

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Continua após a publicidade

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Atualização sobre queda de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também tiveram o suprimento de energia normalizado.

Até às 12h30, estão recompostos 41% da carga da região Norte e 85% da região Nordeste.

Continua após a publicidade

Tales: Atrito com TCU traz mais certeza de que Bolsonaro sabia o que fazia

Tales Faria avaliou que a simulação de atrito com o TCU reforça que Jair Bolsonaro tinha noção clara do que estava fazendo em meio ao escândalo das joias. O colunista explicou ser improvável Bolsonaro não saber das irregularidades com as joias e como devolvê-las, já que houve troca de mensagens entre um assessor e Mauro Cid sobre o assunto.

Isso traz mais certeza de que Bolsonaro sabia o que estava fazendo. A pergunta é: por que ele estava tentando vender as joias escondido nos Estados Unidos? Porque sabia que estava cometendo uma ilegalidade. Não dá para ele dizer que demorou para entregar as joias por culpa da burocracia do TCU. Dizer que não sabia como fazer foi uma evidente manobra para ganhar tempo. Tales Faria, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes