Topo

Debates da Globo para governador: veja horário, estados e candidatos

Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidatos ao governo de São Paulo, participam de debate na TV Globo no primeiro turno - Reprodução/TV Globo
Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidatos ao governo de São Paulo, participam de debate na TV Globo no primeiro turno Imagem: Reprodução/TV Globo

Nicole D'Almeida

Colaboração para o UOL

27/10/2022 04h00Atualizada em 27/10/2022 08h55

Os candidatos a governador dos 12 estados que estão disputando o segundo turno das Eleições 2022 se enfrentarão pela última vez nesta quinta-feira (27). Os debates serão promovidos pela TV Globo a partir das 22h, podendo ser acompanhados ao vivo no canal da TV aberta da emissora, nas afiliadas locais e pela internet.

Será transmitido o confronto nos 12 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Veja as regras definidas para os debates da Globo para governador:

Assim como no debate entre os presidenciáveis, cada candidato será responsável por controlar seu próprio tempo, sendo dividido entre perguntas, respostas, réplicas e tréplica.

O debate será dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e dois com temas determinados, além das considerações finais.

  • Primeiro bloco: cada um terá 15 minutos que deverão ser administrados entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tema é livre.
  • Segundo bloco: com duas rodadas de 10 minutos, os candidatos terão o direito escolher um tema já definido pelo Jornalismo da Globo. Cada um terá 5 minutos em cada uma das rodadas.
  • Terceiro bloco: mesma dinâmica de confronto direto do primeiro bloco, sendo 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas para cada candidato.
  • Quarto bloco: seguindo o segundo bloco, serão duas rodadas de 10 minutos com temas já definidos, e escolhidos pelos candidatos. Cada um terá 5 minutos em cada rodada. Além disso, ao fim deste bloco, cada candidato terá direito a um minuto e 30 segundos para as considerações finais.

Que horas começam os debates da Globo para governador?

Os debates para governador acontecerão simultaneamente e devem começar às 22h em Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rondônia, em razão do fuso horário, terá o início do debate às 21h do horário local.

Debate da Globo em Alagoas

Paulo Dantas (MDB), que recebeu 46,64% dos votos no primeiro turno; e Rodrigo Cunha (União), que recebeu 26,79%, se encontram frente a frente para o debate em Alagoas.

Dantas declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da eleição presidencial. Já Cunha se diz neutro e não declarou apoio a nenhum presidenciável.

A mediação do debate será do jornalista Amorim Neto.

O confronto poderá ser assistido pela TV Gazeta, afiliada local da Globo.

Debate da Globo no Amazonas

Eduardo Braga (MDB), que teve 20,99% dos votos no primeiro turno; e, Wilson Lima (União), que teve 42,82%, se enfrentam no debate em Amazonas.

Braga é apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), enquanto Lima declarou apoio a Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial.

A mediação do debate será do jornalista José Roberto Bournier.

O debate será transmitido pela Rede Amazônica.

Debate da Globo na Bahia

Na Bahia, o confronto será entre Jerônimo (PT), com 49,55% votos no primeiro turno, e ACM Neto (União), com 40,80%.

Enquanto Jerônimo é beneficiado pelo PT, Neto decidiu manter sua posição sobre a disputa presidencial em silêncio.

A mediação do debate será da jornalista Graziela Azevedo.

O encontro será transmitido pela TV Bahia, pelas Rádios Bahia FM e Bahia FM Sul.

Debate Globo no Espírito Santo

Manato (PL), que conquistou 38,48% dos votos no primeiro turno; e Renato Casagrande (PSB), que recebeu 46,94%, são os candidatos que participarão do debate no Espírito Santo.

Enquanto Manato tem apoio de Bolsonaro, Casagrande afirmou ao Estadão que seu candidato a presidente é o ex-presidente Lula (PT).

A mediação do debate será feita pelo jornalista Mário Bonella.

O confronto será transmitido pela TV Gazeta, pela rádio CBN Vitória e pelo site A Gazeta.

Debate Globo no Mato Grosso do Sul

Capitão Contar (PRTB), com 26,17% votos no primeiro turno; e Eduardo Riedel (PSDB), com 25,16%, se encontram frente a frente no debate em Mato Grosso do Sul.

Ambos os candidatos a governador no estado apoiam o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

A mediação do debate será feita pela jornalista Lucimar Lescano.

O debate poderá ser acompanhado somente pelo g1.

Debate da Globo na Paraíba

João Azevêdo (PSB), que recebeu 39,65% dos votos no primeiro turno; e Pedro Cunha Lima (PSDB), que recebeu 23,90%, se enfrentam no debate na Paraíba.

Azevêdo tem apoio do PT. Cunha Lima decidiu se manter neutro.

O debate será transmitido pelas TV Cabo Branco e TV Paraíba.

Debate da Globo em Pernambuco

Raquel Lyra (PSDB), que conquistou 20,58% dos votos no primeiro turno; e Marília Arraes (Solidariedade), que recebeu 23,97%, são as candidatas que participarão do debate em Pernambuco.

Enquanto Marília tem apoio do ex-presidente Lula (PT), Lyra não declarou apoio a nenhum candidato no segundo turno.

A mediação do debate será feita pelo jornalista Márcio Bonfim.

O confronto poderá ser acompanhado pela TV Globo e pelas rádios CBN do Recife e de Caruaru.

Debate da Globo no Rio Grande do Sul

Onyx Lorenzoni (PL), que teve 37,50% dos votos no primeiro turno; e Eduardo Leite (PSDB), que recebeu 26,81%, participarão do debate no Rio Grande Sul.

Onyx, ex-ministro de Bolsonaro, conta com o apoio do atual presidente no segundo turno. Eduardo Leite, se declarou neutro, não apoiando nenhum dos candidatos a representantes do Brasil.

A mediação do debate será feita pelo jornalista Elói Zorzetto.

O encontro será transmitido pela RBS TV.

Debate da Globo em Rondônia

Coronel Marcos Rocha (União), com 38,88% dos votos no primeiro turno; e Marcos Rogério (PL), com 37,05% se encontram frente a frente no debate em Rondônia.

A mediação do debate será feita pelo jornalista Júlio Mosquéra.

O confronto poderá ser acompanhado pela TV Amazônica.

Debate da Globo em Santa Catarina

Jorginho Mello (PL), que conquistou 38,61% dos votos no primeiro turno; e Décio Lima (PT), que recebeu 17,42%, são os candidatos que participarão do debate em Santa Catarina.

O encontro será transmitido pela NSC TV.

Debate da Globo em São Paulo

Em São Paulo, o confronto será entre Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 42,32% dos votos no primeiro turno; e Fernando Haddad (PT), com 35,70%.

Tarcísio é ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro e, por isso, tem apoio do presidente, enquanto Haddad é ex-ministro da Educação de Lula, e tem apoio do ex-presidente.

A medição do debate será feita pelo jornalista César Tralli.

O confronto poderá ser acompanhado pela TV Globo.

Debate da Globo em Sergipe

Rogério Carvalho (PT), que recebeu 44,70% dos votos no primeiro turno; e Fábio (PSD), que recebeu 38,91% se enfrentam no debate em Sergipe. Os dois candidatos apoiam Lula.

O encontro poderá ser acompanhado pela TV Sergipe.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, os candidatos Raquel Lyra (PSDB), em Pernambuco, e Rodrigo Cunha (União Brasil), em Alagoas, não declararam apoio a Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Eles se dizem neutros, sem declarar voto em nenhum dos dois presidenciáveis. O texto foi corrigido.