Defesa de Bolsonaro avalia recorrer de decisão e diz que não vê perseguição

O advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que defende o ex-presidente Jair Bolsonaro e o general Walter Braga Netto no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou que avalia recorrer da condenação imposta à chapa por uso eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro do ano passado.

O que aconteceu

Bolsonaro e Braga Netto foram condenados, por 5 votos a 2, à inelegibilidade por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

A punição impõe mais um desgaste político a Bolsonaro e retira Braga Netto das eleições do ano que vem. O militar articulava uma candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro em 2024, e agora vê os planos implodir por decisão do TSE.

"Todo julgamento a gente recebe com total transparência e respeitabilidade. É esperar a publicação do acórdão e ver se há espaço para recurso", disse Tarcísio a jornalistas ao deixar a sessão.

O advogado relembrou que, em relação a Bolsonaro, não há mudança na situação eleitoral do ex-presidente. Isso porque as penas de ambas as condenações não se somam - a inelegibilidade de oito anos conta a partir de 2022 nos dois processos.

Questionado se vê "perseguição" ou "má vontade" do TSE com o ex-presidente, o advogado negou.

Jamais vejo má vontade na atuação de ninguém, nem perseguição política. São palavras fora do nosso vocabulário. Nós respeitamos totalmente as decisões do Tribunal Superior Eleitoral e atuamos dentro do que prevê a legislação em termos de contraditório e ampla defesa
Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, advogado de Bolsonaro e Braga Netto

Bolsonaro foi condenado em junho pela primeira vez no caso da reunião dos embaixadores, ocasião em que reciclou mentiras para atacar o sistema eleitoral. Naquela ocasião, porém, Braga Netto foi absolvido por falta de provas de envolvimento no evento.

Desta vez, o militar foi punido junto do ex-presidente. Segundo Tarcísio, ainda é possível recorrer e, em um cenário positivo, garantir a candidatura de Braga Netto nas eleições de 2024.

Continua após a publicidade

"As eleições são só no final do ano que vem. Se até lá houver uma reversão do quadro, por uma liminar ou decisão subverniente, a candidatura seria viável", afirmou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes