Topo

Avião iraniano cai com 168 pessoas a bordo; não há sobreviventes

Do UOL Notícias* Em São Paulo

15/07/2009 08h34

Atualizada às 12h53

Um avião Tupolev iraniano com 168 pessoas a bordo caiu na manhã desta quarta-feira (15) quando fazia a rota entre Teerã e Yerevan, capital da Armênia. A polícia local confirmou que todos os ocupantes da aeronave morreram e disse que está procurando a caixa-preta.

Imagens mostram destroços do avião



"No avião, viajavam 153 passageiros e 15 membros da tripulação. Todos morreram", afirmou o comandante Massoud Jafari Nasab, chefe da Polícia de Qazvin, cidade próxima ao local do acidente. Um representante da Caspian Airlines disse à agência "AP" que a maioria dos passageiros fazia parte da comunidade armênia no Irã, mas havia também cidadãos armênios e georgianos a bordo.

No voo estavam oito membros da equipe nacional de judô juvenil do Irã, dois treinadores e um chefe da delegação. Eles iam treinar com a equipe armênia antes de ir a uma competição na Hungria, em 6 de agosto.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad divulgou na manhã de hoje uma nota manifestando condolências pela morte dos passageiros e cobrando uma rápida investigação das causas da queda. Já o presidente armênio, Serge Sarkisian, expressou pesar e declarou oficialmente dia de luto.

Falha técnica
O alto-oficial da província Sirous Saberi disse à agência de notícias semi-oficial Fars News que o voo 7908 teria apresentado problemas técnicos e tentado fazer um pouso de emergência. "Infelizmente a aeronave pegou fogo no ar e caiu... Diferentes pequenos pedaços do avião podem ser vistos no solo", declarou. Equipes de emergência procuravam pelas caixas-pretas da aeronave para ajudar a determinar a causa do acidente.

Uma testemunha disse à agência "AP" que viu a cauda da aeronave pegando fogo ainda no ar e o avião voando em círculos, como se procurasse um lugar para pousar. "Eu vi o avião cair com o bico para baixo. Ele bateu no chão causando uma grande explosão. O impacto abalou a terra como um terremoto. Em seguida, os pedaços do avião estavam espalhados ao longo dos campos agrícolas", contou Ali Akbar Hashemi, de 23 anos.

Acidente de avião no Irã

  • AP

    Equipes de resgate trabalham em local onde avião da companhia Caspian Airlines caiu hoje no Irã



Segundo a agência de notícias estatal do Irã, IRNA, o acidente ocorreu quando o avião, um Tupolev de fabricação russa operado pela companhia Caspian Airlines, sobrevoava a província de Qazvin, no noroeste do país. A aeronave caiu por volta de 11h30 (4h30 de Brasília) perto da aldeia de Janat Abad, aproximadamente 15 minutos após decolar do aeroporto internacional da capital iraniana.

Citado pela IRNA, o chefe do Corpo de Bombeiros de Qazvin, Hossein Bahzadpour, afirmou não ter informações sobre o que teria provocado o acidente, mas ressaltou que o avião se partiu em pedaços e está completamente destruído pelas chamas.

Imagens do local mostram os destroços em uma profunda vala em um campo agrícola, que teria sido provocada pelo impacto da queda.

Histórico de problemas
Embora as causas do acidente ainda não sejam claras, há suspeita de que a falta de manutenção possa ter provocado a queda. Nos últimos dez anos, o Irã, que favorece a indústria de avião russa após anos de sanções internacionais, registrou vários desastres aéreos.

A Caspian Airlines é uma companhia iraniana fundada em 1992, que opera voos para Hungria, Emirados Árabes Unidos, Síria, Ucrânia, Armênia, Belarus e Turquia, e também para as principais cidades iranianas.

MAPA MOSTRA TRAJETO DO AVIÃO IRANIANO E REGIÃO ONDE ELE CAIU

  • Arte UOL

*Com agências internacionais