Topo

Frase famosa dos mineiros chilenos ganha registro como propriedade intelectual

Do UOL Notícias

Em São Paulo

20/10/2010 18h44

“Estamos bien en el refugio los 33”. Esta frase, anotada em vermelho em um pedaço de papel rasgado, e divulgada ao mundo no último dia 22 de agosto, foi a primeira prova de que estavam vivos os trabalhadores presos em uma mina no Chile. Hoje, quase dois meses depois, os mineiros foram resgatados, se transformaram em celebridades, e a frase ganhou copyright.

De acordo com o jornal chileno “El Mercúrio”, a frase foi inscrita na última segunda-feira no Registro de Propriedade Intelectual do Chile, em nome de seu autor, o mineiro José Ricardo Ojeda Vidal.

A iniciativa, no entanto, não foi do mineiro, mas do escritor Pablo Huneeus, que se disse inconformado com o uso que foi feito da frase.

“Quando vi que o presidente [do Chile, Sebastián Piñera] mostrava a frase e guardava no bolso, em Nova York, disse para mim mesmo: isso não está certo. Essa sentença é literatura e era preciso registrá-la”, afirmou Huneeus ao jornal chileno.

Em troca de que? “Nada mais e nada menos que defender o direito do autor. Que ninguém faça uso indevido.  É minha cruzada para que também outros façam criações intelectuais. Essa frase é uma obra de arte e não poderiam ter escolhido palavras melhores”, justificou o escritor.

Só depois de registrado, o escritor telefonou para o mineiro para informá-lo sobre o seu novo direito. De acordo com “El Mercurio”, os parentes de Ojeda Vidal ficaram agradecidos porque agora “ninguém continuará lucrando” com o uso da frase.

O jornal conta que tentou falar com o próprio mineiro, mas uma sobrinha advertiu que ele só falaria em troca de pagamento por pergunta. “Não quer falar gratuitamente”, segundo ela.