Topo

Primeiro-ministro da Tunísia renuncia

Do UOL Notícias *

Em São Paulo

27/02/2011 12h15

O primeiro-ministro da Tunísia, Mohamed Ghannouchi, anunciou na manhã deste domingo (dia 27), sua renúncia ao cargo.

Ghannouchi foi um aliado de longa data do presidente Zine El Abidine Ben Ali, que deixou o país no dia 14 de janeiro após consecutivos protestos.
 

Protestos

Apesar da proibição imposta para a circulação de pedestres e veículos, vigente desde a noite deste sábado na avenida Habib Bourguiba, milhares de pessoas foram neste domingo àquela que é considerada a principal artéria urbana da capital e às ruas adjacentes, gritando palavras de ordem contra o governo.

Os manifestantes se dividiram em dois grupos. O primeiro começou a lançar pedras contra as forças policiais, distribuídas em grande número pela avenida e apoiadas por blindados da Guarda Nacional.

Este grupo ateou fogo a pneus, latas de lixo e a uma motocicleta estacionada nas imediações.

Já o segundo grupo de manifestantes se concentrou perto da embaixada da França e instalou barricadas na rua.

As forças policiais tentaram dispersar os manifestantes com bombas de gás lacrimogêneo e tiros de advertência para o ar.

Um terceiro grupo formado por centenas de manifestantes se uniu posteriormente ao protesto na avenida Bourguiba, gritando palavras de ordem contra Ghannouchi.

Pelo menos três pessoas morreram no sábado e outras 85 ficaram feridas nos enfrentamentos na capital entre a polícia e os manifestantes, confirmaram à Agência Efe fontes do Ministério de Interior tunisiano.

* Com informações das agências internacionais