Topo

Obama cancela discurso na Cinelândia, diz imprensa

Hanrrikson de Andrade

Especial para o UOL Notícias<br> No Rio de Janeiro

18/03/2011 07h35Atualizada em 18/03/2011 08h30

Segundo Ancelmo Gois, colunista do jornal carioca "O Globo", o governo americano cancelou o discurso público do presidente Barack Obama na Cinelândia, neste domingo (20), no Centro do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

De acordo com as informações publicadas pelo jornalista na edição desta sexta-feira (18), o evento acontecerá no Theatro Municipal, no mesmo local, porém restrito para poucos convidados. A decisão teria sido tomada por questões de segurança.

Segundo Gois, o governo americano não deu explicações sobre a mudança na agenda de Obama. No entanto, especula-se que o conflito na Líbia, no Oriente Médio, tenha influenciado a decisão. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil montou um forte plano de comunicação para lotar a praça Marechal Floriano, na Cinelândia, utilizando mídias sociais e outros meios de divulgação. Governos estadual e municipal já acertaram todos os detalhes do esquema de segurança, tais como efetivo policial integrado (inclusive com a ação do Exército) e fechamento das vias de trânsito). Mas caso a notícia do cancelamento venha a ser confirmada, é provável que o planejamento passe por uma revisão.

Até mesmo um mapa de acesso já foi elaborado com instruções para o público, divulgado nesta quinta-feira (17) pela Embaixada. Segundo o cartaz, todas as pessoas serão revistadas e não será permitido entrar com bolsas, mochilas, objetos cortantes e cartazes. Já câmeras fotográficas e celulares estão liberadas.

De acordo com o jornalista, o prefeito Eduardo Paes quase "caiu para trás" depois de receber a notícia.