Afeganistão promete garantir a segurança em 2013 e pede que EUA retire bases
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu nesta quinta-feira (15) para os Estados Unidos retirarem suas bases militares dos povoados afegãos. Karzai disse que o país pretende garantir sua própria segurança a partir de 2013, e não em 2014, como estava previsto.
"Estamos agora prontos para assumir o conjunto da segurança. Preferiríamos que este processo terminasse em 2013 e não em 2014", declarou Karzai, expressando-se durante uma entrevista na capital afegã com o secretário da Defesa americano, Leon Panetta.
Karzai também pediu que a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão, constituída em dois terços por tropas americanas, seja retirada dos povoados afegão e posicionadas nas bases principais.
Atualmente cerca de 90 mil soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ajudam o governo afegão a combater a insurgência taliban. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.