Topo

Terremoto de magnitude 7,4 atinge a costa mexicana próximo a Acapulco

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 15h36Atualizada em 20/03/2012 18h06

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa oeste do México, na tarde desta terça (20), a cerca de 186 km de Acapulco. A informação é do Serviço Geológico dos Estados Unidos, que preliminarmente havia informado a magnitude de 7,6, mas a corrigiu.

O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 17,5 km de profundidade e a uma distância de 25 km da cidade de Ometepec, no Estado de Guerrero, sul do México. Foi sentido em Oaxaca, Puebla, Tabasco e no Distrito Federal é um dos mais fortes registrados no país nos últimos anos.

Anteriormente, o  Instituto Sismológico mexicano havia apontado magnitude de 6,5 e com duração de pelo menos cinco minutos. Isso fez com que milhares de pessoas tivessem de evacuar edifícios e moradias.

Segundo a rede Telemundo, ao menos duas pessoas morreram após o desabamento de um telhado em Iguala, perto da região do epicentro. Um motorista e duas mulheres também teriam se ferido após o terremoto, quando trafegavam por uma rodovia entre Acapulco e Cidade do México.

  • Arte UOL

    O epicentro do terremoto foi registrado a cerca de 17,5 km de profundidade e a uma distância de 25 km da cidade de Ometepec

Porém, o presidente mexicano, Felipe Calderón, informou em sua página no Twitter que a força do terremoto não criou danos mais sérios ao país. De acordo com ele, "o sistema de saúde está operando normalmente, salvo alguns vidros quebrados e outros danos menores".

Também em sua conta no microblog, o prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, declarou não ter verificado maiores danos à capital durante um sobrevoo de helicóptero após o terremoto.

Testemunhas relataram às agências de notícias internacionais que o tremor balançou edifícios na Cidade do México. Segundo a rede de TV americana CNN, há informações de alguns hoteis em Acapulco que não teriam sofrido danos.

Já em Sán Lázaro, segundo o jornal "El Universal", o tremor pegou de surpresa deputados que começariam uma sessão ordinária. Lá, o alarme antissísmico soou 50 segundos antes do terremoto, o que permitiu a saída deles a tempo.

Sentiu o tremor? Mande relato e imagens para o UOL

Quem testemunhou o tremor ou entrou em contato com pessoas que estão no México pode enviar foto ou relato para o e-mail vocemanda@uol.com.br ou pelo Twitter de @UOLNoticias com a hashtag #mexico

Em Azcapotzalco, o terremoto derrubou parte de uma ponte ao norte da cidade.

Pânico nas ruas

O tremor provocou pânico e correria nas ruas da capital. A rede de telefonia ficou muda e se tornou caótico o trânsito de veículos momentos após o sismo.

Além disso, algumas construções mais antigas sofreram danos nos bairros mais velhos da Cidade do México.

Repercussão na internet

No Facebook, brasileiros que vivem no México já escrevem sobre os estragos causados pelo tremor. Uma delas, por exemplo, mora na cidade de Cholula, no Estado de Puebla, e escreveu que não há feridos ou mortos na região, mas que houve queda de um poste de energia sobre um ônibus na capital.

Filha de Obama no México

Malia Obama, 13, filha mais velha do casal Obama, está em uma excursão escolar pelo México nesta terça-feira. A diretora de comunicação da primeira-dama Michelle Obama, Kristina Schake, informou, no entanto, que a adolescente “está segura e nunca esteve em perigo”.

Japão

Apesar de alta, a intensidade do terremoto de hoje ainda é muito menor que a do terremoto de 2011 no Japão, de 8,9 pontos. No território japonês, o abalo provocou um tsunami e gerou uma onda de devastação no país.

(Com informações das agências Reuters, EFE e AFP)