Terremotos de magnitude 8,7 e 8,2 atingem Indonésia; alerta de tsunami é cancelado

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

Um terremoto de magnitude 8,7 na escala Richter atingiu nesta quarta-feira (11) a região norte da ilha de Sumatra, na Indonésia. Embora o instituto sismológico local tenha rebaixado a intensidade do tremor para 8,5, o serviço geológico dos Estados Unidos o avaliou em 8,7.

Após o terremoto inicial, houve uma violenta réplica de magnitude 8,2.

O tremor foi notado no litoral oeste da ilha de Sumatra, mas as autoridades não informaram sobre vítimas ou danos. Segundo um jornalista da AFP situado em Banda Aceh, capital da província de Aceh, o tremor foi sentido por 5 minutos.

Segundo o serviço geológico dos EUA, o sismo, que ocorreu a 33 quilômetros de profundidade, teve epicentro a 431 quilômetros ao sudoeste de Banda Aceh.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, que anteriormente havia emitido alerta de tsunami para os 28 países banhados pelo Oceano Índico, cancelou o alerta. Na Indonésia, as autoridades locais fizeram o mesmo.

Victor Saridna, geofísico do instituto, afirmou que o tsunami gerado pelo terremoto não parece ser grande. Segundo ele, as ondas geradas são de 17 cm. "Mas ainda estamos monitorando, pois tsunamis vêm em baterias de ondas."

De acordo com Said Kristiawan, da Agência de Geofísica e Meteorologia indonésia, “pequenos tsunamis de 36 cm e 80 cm foram observados em quatro localidades do norte de Sumatra”.

Por sua vez, o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, afirmou que não existe ameaça de tsunami.

“A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico, mas as pessoas podem ir para lugares altos”, anunciou em uma entrevista coletiva ao lado do premiê britânico, David Cameron, que visita a Indonésia.

O Colégio Oficial de Geólogos (ICOG), da Espanha, informou que o sismo liberou uma energia equivalente a 100 milhões de toneladas de TNT (trinitrolueno). É um terremoto “de grande magnitude”, disse o presidente da instituição, Luis Suárez.

Ele também explicou que, por se tratar de um tremor com origem profunda, “os danos em superfície podem ser limitados”, mesmo com o surgimento de réplicas.

Outros alertas

Além da Indonésia, Tailândia, Índia, Sri Lanka, Quênia e Tanzânia lançaram alertas de tsunami locais. Mas, após a decisão do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, Indonésia, Índia, Sri Lanka e Tailândia cancelaram seus alertas.

Tremor gera pânico na Indonésia

Na Índia, milhares de pessoas das ilhas Andaman e Nicobar, no sul do país, foram levadas para lugares elevados, já que as autoridades locais se preparam para ondas de até 3,9 m de altura.

"Podem acontecer ondas de 1,5 m em Port Blair e de 3,9 m em Campbell Bay", disse Prabhakar Rao, funcionário responsável pela sala de controle de desastres de Port Blair, a principal cidade das ilhas.

Ondas pequenas de até meio metro já tinham atingido a área de Campbell Bay, na ilha Grande Nicobar, segundo ele.

Na Tailândia, as autoridades informaram que foram deslocados habitantes de localidades litorâneas nas províncias de Phuket, Krabi e Phang Nga, situadas no sudoeste do país.

A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de 7.000 tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.

A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico.

O governo do Sri Lanka emitiu nalerta de tsunami válido para toda a ilha e ordenou à população que vive na costa que busque refúgio no interior, depois de um forte terremoto registrado em frente à costa da Indonésia. (Com EFE e AFP)

Conheça os onze maiores terremotos do mundo desde 1900

31.jan.1906 Equador Terremoto de magnitude 8,8 atinge a região próxima à costa do Equador e Colômbia, gerando um tsunami que matou mil pessoas
4.nov.1952 Rússia Terremoto de magnitude 9,0 gera um tsunami que atinge as ilhas do Havaí, mas não causa mortes
9.mar.1957 Alasca (EUA) Terremoto de magnitude 8,6 abala as ilhas Andreanof. O monte Vsevidof, na ilha Umnak, entra em erupção depois de estar dormente por 200 anos, gerando um tsunami de 15 metros que chegou ao Havaí
22.mai.1960 Chile Terremoto de magnitude 9,5 atinge Santiago e Concepción. Quase 5.000 pessoas morreram
28.mar.1964 Alasca Terremoto de magnitude 9,2 seguido de tsunami mata 125 pessoas
4.fev.1965 Alasca Com magnitude 8,7, um terremoto gera um tsunami de aproximadamente 10,7 metros de altura na ilha Shemya
26.dez.2004 Indonésia Tremor de magnitude 9,1 atinge a província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, causando um tsunami que matou mais de 226 mil pessoas no Sri Lanka, Tailândia Indonésia e Índia
28.mar.2005 Indonésia Tremor de magnitude 8,6 próximo a Sumatra matou cerca de 1.300 pessoas na região
27.fev.2010 Chile Terremoto de magnitude 8,8 destrói casas, rodovias e pontes. Mais de 700 pessoas morreram
11.mar.2011 Japão Um terremoto de magnitude 9,0 seguido de tsunami deixou mais de 15 mil mortos e 4 mil desaparecidos
11.abr.2012 Indonésia Um enorme terremoto, com magnitude 8,7, abala a ilha de Sumatre. O tremor foi sentido em Cingapura, Tailândia e Índia
  • Fontes: Reuters e Serviço Geológico dos EUA

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos