Topo

François Hollande toma posse como novo presidente da França

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 05h57Atualizada em 15/05/2012 07h44

O socialista François Hollande foi empossado oficialmente nesta terça-feira (15) como presidente da República Francesa durante cerimônia no Palácio Elisée.

“A partir de hoje, você encarna a França, você simboliza a República e você representa o conjunto dos franceses”, disse o presidente do Conselho Constitucional, Jean Louis Debré.

A posse do primeiro presidente socialista da França em 17 anos ocorre numa cerimônia realizada às pressas, antes de ele embarcar para Berlim a fim de contestar o foco do governo alemão em políticas de austeridade para a União Europeia.

Hollande, eleito num momento de crise na zona do euro, com temores sobre a exclusão da Grécia da moeda única, dará sua primeira entrevista coletiva como presidente na noite de terça-feira, em Berlim, ao lado da chanceler (primeira-ministra) conservadora Angela Merkel.

Esse pronunciamento será atentamente observado pelos mercados financeiros, ávidos por garantias de uma boa relação entre os dois líderes. Ao contrário de Merkel, que prioriza a necessidade de controle nas contas públicas europeias, Hollande defende a adoção de medidas que favoreçam a retomada do crescimento econômico.

O novo presidente revelará durante a tarde o nome de seu primeiro-ministro, que segundo os analistas será o até agora chefe dos deputados socialistas, Jean-Marc Ayrault, e hoje mesmo viajará a Berlim para reunir-se com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Sua agenda continuará muito cheia no restante da semana, com a formação de Governo na quarta-feira e uma viagem aos Estados Unidos no fim de semana para, após reunir-se com o presidente Barack Obama, participar sucessivamente das cúpulas do Grupo dos Oito (G8) e da Otan. (Com AFP)