Começa julgamento de ex-general sérvio-bósnio acusado de genocídio
O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) iniciou nesta quarta-feira (16) o julgamento do ex-general sérvio-bósnio Ratko Mladic, acusado de crimes de guerra e lesa-humanidade, entre eles genocídio, perpetrados durante a guerra da Bósnia (1992-95).
Detido em 26 de maio de 2011 na Sérvia depois de ter sido um foragido internacional durante 16 anos, Ratko Mladic é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes cometidos por suas tropas durante a guerra da Bósnia, que deixou 100.000 mortos e 2,2 milhões de deslocados durante 1992 e 1995. Conhecido como o "Açougueiro dos Bálcãs", Mladic, 70, é acusado da morte de quase 8.000 homens muçulmanos no enclave de Srebrenica em 1995.
"Mladic assumiu a autoria da limpeza étnica da Bósnia", declarou Dermot Groome, representante da promotoria, na abertura do processo contra o ex-militar de 70 anos.
Sentado atrás de seu advogado, à direita dos juízes, o acusado, vestido com terno cinza, aplaudiu brevemente quando os juízes entraram na sala de audiência e não fez uso da palavra.
"A acusação apresentará elementos de prova que demonstrarão, além de qualquer dúvida razoável, a mão do general Mladic em cada um de seus crimes", afirmou Dermot Groome. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.