Topo

Corpo de estudante de Campinas morta no Peru virá hoje para o Brasil, diz Itamaraty

Fabrício Calado

Do UOL, em São Paulo

26/07/2012 12h06

O Itamaraty diz que embarca hoje para o Brasil o voo com o corpo da estudante brasileira Paula Sibov, 24, morta ao cair de um abismo no vale de Colca, região da Cordilheira dos Andes, no sul do Peru.

O voo com o corpo sairá de Lima, capital do Peru, na noite desta quinta-feira (26), em horário não revelado. A família não autorizou o Itamaraty a dar detalhes sobre o horário de chegada ou destino do voo.

Paula morreu no dia 22, após cair de um penhasco no vale do Colca, próximo a Arequipa, região sul do Peru, por volta das 8h. Ela fazia uma trilha montada em uma mula, quando o animal escorregou e caiu na ribanceira, segundo os guias

A imprensa local diz que o abismo de onde Paula caiu tem cerca de 200 metros de altura. A queda ocorreu na região de Sangay, conhecida também como “El Oásis”, na cidade de Cabanaconde.

O corpo foi resgatado por homens da Polícia Nacional e trabalhadores do município, na madrugada da segunda-feira (23). O corpo da jovem foi levado para o município de Chivay e aguardava autorização para voltar ao Brasil.

Itamaraty e governo do Peru

Segundo o Itamaraty, o procedimento de documentação necessária ao traslado já está completo.

Por e-mail, o Ministério do Turismo do Peru disse ao UOL que "estes acidentes são pouco comuns na região" e que a rota onde a turista brasileira se acidentou é a mais visitada. "A região não é de alto risco, mas a atividade (do trekking, ou trilha) requer cuidados de grau moderado a alto", diz a nota enviada pela pasta. O ministério afirma que o último acidente semelhante foi há cerca de um ano, e diz que o inquérito sobre o caso foi encaminhado ao Ministério Público peruano.