Topo

Duplo atentado suicida em base da Otan no Afeganistão mata ao menos 12

Do UOL, em São Paulo

01/09/2012 04h47

Pelo menos 12 pessoas morreram e ao menos 50 ficaram feridas neste sábado (1º) em dois atentados suicidas a uma importante base americana da Otan no centro do Afeganistão.

Um primeiro balanço oficial divulgado pela polícia do distrito de Sayedabad, na província de Wardak, onde aconteceu o incidente, falava em 6 vítimas fatais. Depois, com base também em autoridades locais, a agência Efe chegou a divulgar o número de 18 mortos, mas essa informação foi retificada pelas autoridades.

O número exato de mortos, no entanto, ainda pode crescer, já que, segundo o porta-voz do governo local, Shaidulah Sahhid, há “vários feridos em estado crítico”.

Segundo o policial Abdul Wali, o número de feridos também não é exato; segundo ele, há tantos feridos “que ainda não conseguimos contar todos. O mercado de Sayedabad foi em grande parte destruído”, relata.

O diretor de serviços médicos da província, Ghulam Faruq Mukhlis, disse à Afp que pelo menos 43 pessoas foram hospitalizadas após o ataque e outros 10 feridos graves foram transferidos para a capital afegã, Cabul.

De acordo com a mesma agência, uma fonte da Otan cuja identidade não foi revelada disse que haveria dois militares americanos entre os feridos.

Há controvérsias também na identidade das vítimas. Segundo a agência Afp, citando um porta-voz da Otan no país, os mortos são 10 civis e 2 policiais afegãos. Não haveria, portanto, militares estrangeiros entre as vítimas fatais. Já as informações da agência Efe, citando o porta-voz do governo, Shaidulah Sahhid, dão conta de que 8 civis e 4 policiais afegãos teriam morrido no duplo ataque.

Em nota, o governo local relata que o primeiro suicida se aproximou a pé da base e detonou sua carga explosiva nas cercanias das instalações militares, abrindo espaço para que um outro terrorista detonasse um caminhão dentro da base da Otan.

"Um homem que estava a pé explodiu perto da entrada da base, quando um caminhão entrou no local e também explodiu",  declarou Sahhid.

Os ataques foram confirmados pelo tenente-general Messer Hagen, que indicou que a missão da Otan no Afeganistão abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias em que aconteceram as explosões.

O porta-voz talibã Qari Mohammad Yousef Ahmadi assumiu à agência Efe a autoria dos atentados em nome do movimento insurgente, e disse que as explosões causaram dez baixas nas fileiras americanas, "entre mortos e feridos". Essa informação, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades.

Os atentados deste sábado (1º) são dos piores contra as forças da Otan nos últimos meses no Afeganistão, e coincide com a remodelação do aparelho de segurança do Governo afegão devido ao aumento da violência no país.

(Com Efe e Afp)