Quem é o influenciador 'pai da Soso', acusado de desviar doações da filha?
O influenciador Igor Viana, 24, chamado de "pai da Soso" nas redes sociais e acusado de desviar dinheiro de doações para a filha, é conhecido por gravar vídeos polêmicos mostrando a menina.
O que aconteceu
Igor Viana tem pouco mais de 66 mil seguidores nas redes sociais e se descreve como um "servo do Deus vivo". "Deus dá crianças especiais para pais especiais", escreveu em seu perfil no Instagram, que fechou com o avanço das investigações.
Ele viralizou principalmente no TikTok, ao mostrar o dia a dia com a filha. Viana também pedia doações para a criança, que tem paralisia cerebral.
Influenciador causou polêmica com um vídeo em que humilhava a filha. No registro, ele a chama de "criança inútil do caralh*". Também repercutiu após desentendimentos com a mãe da criança, a influenciadora Ana de Satie —eles são separados.
Viana é investigado pela Polícia Civil. Ele é investigado por estelionato, constrangimento de menor, discriminação à pessoa com deficiência e apropriação de bens proventos de pessoa com deficiência. As primeiras denúncias contra ele foram feitas no último dia 19, na delegacia de Anápolis (GO), por maus-tratos à filha, informou a delegada responsável pelo caso, Aline Lopes.
Seu trabalho é a internet, segundo a investigação. A polícia indica que o influenciador e a ex-companheira teriam como principal fonte de renda as doações destinadas à filha. Ana de Satie, também investigada, teria feito uma cirurgia plástica com o dinheiro, apontou a investigação.
Viana foi proibido pelo Conselho Tutelar de Anápolis de mostrar a filha nas redes sociais. Em vídeo, ele afirmou que exibiria a menina em um programa de assinatura.
Conselho Tutelar de Anápolis retirou Viana dos cuidados com a filha. Ele debochou da decisão, disse a delegada Aline Lopes ao UOL. A criança foi levada à casa da avó paterna.
O que Igor Viana dizia nos áudios?
Igor Viana chamou os seguidores de "trouxas". Em áudios obtidos pela Polícia Civil de Goiás e enviados ao UOL, ele diz: "Eu não considero que eu desviei o dinheiro, até porque as pessoas mandavam para minha conta, né? A minha filha não tem Pix. Se eles foram trouxas, a culpa não é minha", disse.
Influenciador disse que não é obrigado a usar dinheiro doado com filha. "Eu não sou obrigado a usar o dinheiro que eles mandam especificamente com a minha filha, entendeu? Eu também tenho necessidades a serem supridas, cara. Eu também sou um ser humano, saca? As pessoas falam como se: 'Ah, você tem uma filha deficiente, você não é um ser humano, você não transa, você não faz mais nada'."
Ele também chamou a filha de "chata" e disse querer a "largar na porta do orfanato". "Arrumei tanto problema por causa dessa menina, já gastei tanto dinheiro e ainda é gente enchendo meu saco na internet", completa o áudio.
Eu não imaginava que uma criança que tem 10% do cérebro funcionando fosse tão chata e pudesse me dar tanto problema, 'véi'. A vontade, às vezes, é de largar na porta do orfanato e deixar alguém tomar conta. Igor Viana
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.