Topo

Sobe para 19 o número de mortos em deslizamento de terra na China

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 06h02

Equipes de resgate encontraram, nas primeiras horas desta sexta-feira (5), mais dois corpos de vítimas de um deslizamento de terra ocorrido nesta quinta-feira (4), na província chinesa de Yunnan (sudoeste do país).

Inicialmente, a agência de notícias AFP informou que um “último corpo” --o de uma criança-- havia sido encontrado nos escombros de uma escola primária, mas, segundo a agência “Xinhua”, as equipes também localizaram o corpo de um adulto.

Ainda de acordo com a agência, a vítima estava soterrada sob os escombros de uma das casas próximas à escola que também foram atingidas.

Com a divulgação do novo balanço, sobe para 19 o número de mortos na tragédia: 18 crianças e o adulto.

O deslizamento aconteceu às 8h locais (21h de Brasília) no povoado de Zhenhe, no município de Zhaotong, onde cerca de 10 mil metros cúbicos de terra caíram sobre o colégio local.

Segundo a agência “Xinhua”, as crianças não deveriam estar na escola no momento da avalanche de terra, já que era feriado no país por ocasião do Dia Nacional da China, mas tiveram aulas de reposição pelos dias que ficaram parados devido ao terremoto que sacudiu a região em 7 de setembro. O sismo, de magnitude 5,6, causou 81 mortes e deixou 800 feridos.

O deslizamento de terra dessa quinta-feira (4) também represou um rio local, onde 2.000 pessoas trabalham para evitar as enchentes.

O governo evacuou cerca de 800 pessoas da região afetada, e equipes de resgate trabalham no local para tentar resgatar as vítimas que ainda estão sob os escombros.

O sudoeste do país é abalado com frequência por terremotos. Em maio de 2008, um tremor de magnitude 8 atingiu as províncias de Sichuan, Shaanxi e Gansu provinces, matando milhares de pessoas. (Com agências internacionais)