Topo

Eleitor nos EUA flagra urna que muda voto de Obama para Romney

Do UOL, em São Paulo

06/11/2012 18h20

Uma urna eletrônica foi tirada de uso no Estado da Pensilvânia (EUA) depois que um eleitor a filmou alterando um voto no presidente democrata Barack Obama para um voto no candidato republicano Mitt Romney, segundo a rede de TV americana NBC. A Pensilvânia é um dos dez Estados com a preferência do eleitorado ainda não definida e que podem ser decisivos para o resultado da eleição.

Eleitor nos EUA filma urna que muda voto de Obama para Romney

O eleitor que fez o vídeo usou o YouTube para colocá-lo no ar na manhã desta terça-feira (6),  transformando as imagens em um “viral” reproduzido pelos principais sites de notícia americanos.

O eleitor afirmou, em seus comentários no You Tube, que tentou, sem sucesso, selecionar o candidato imediatamente abaixo de Obama na tela de votação, como uma forma de escolher o presidente Democrata.

Ele diz ter conseguido votar apenas ao pressionar a faixa estreita entre o quadrado negro que assinalava o voto em Obama e o nome do próximo candidato. Nos Estados Unidos, as máquinas de votação usam o sistema “touch-screen”, no qual o eleitor toca na tela para selecionar seu candidato.

Eleitores no mesmo local de votação, segundo o relato postado no You Tube,  não tiveram problema em suas urnas eletrônicas.

O portavoz do departamento de Estado da Pensilvânia afirmou ao site da revista “Mother Jones” que uma outra máquina, com problema semelhante, foi posta em uso novamente após ser “recalibrada” por técnicos.

Na quinta-feira (1), o partido Republicano enviou uma carta às autoridades eleitorais de outros seis Estados reportando a preocupação com urnas eletrônicas que teriam computado votos para Romney como votos para Obama.