Topo

Gênio da estatística ganha fama ao acertar de novo o resultado das eleições

Fabiana Uchinaka

Do UOL, em Chicago (EUA)

07/11/2012 17h45

Ele conseguiu novamente. E, não, não se trata de Barack Obama. Depois da vitória do presidente democrata, que garantiu a reeleição na noite desta terça-feira (6) ao derrotar o republicano Mitt Romney, o comentário geral foi de que quem se deu bem foi Nate Silver, o blogueiro do "The New York Times".

Silver, 34, é considerado o gênio da estatística e desta vez acertou os resultados de pelo menos 49 Estados americanos —ainda falta a apuração da Flórida, mas tudo indica que ele vai acertar por lá também.

Logo que a apuração começou, o Twitter foi tomado de internautas dizendo: "Nate Silver is getting laid tonight", algo como "Nate Silver vai se dar bem esta noite", uma brincadeira com o fato de ele ser "nerd" e estar em alta por ter acertado o final de eleição.

O método que ele criou para chegar a um resultado aproximado é considerado extremamente eficiente, pois calcula uma média de diversas pesquisas de opinião, dando diferentes pesos a elas, e considera demografia e registros de votos.

Mesmo quando ninguém botava a mão no fogo pelos candidatos e garantia que eles estavam empatados, ou quando no dia da eleição a apreensão dos dois lados era evidente porque a disputa estava muito apertada, ele acreditava na probabilidade e até apostou com o jornalista Joe Scarborough que Obama venceria.

Sua convicção dos números finais chegaram a irritar republicanos e jornalistas, que tentaram minimizar a importância do método. "Estes especialistas e seus computadores são péssimos para prever comportamento humano", escreveu David Brooks, no "Times".

No fim, ele previu que Obama tinha mais de 90% de chance de ganhar, receberia 50,8% dos votos populares e conquistaria 332 votos dos colégios eleitorais —Washington, Oregon, Califórnia, Nevada, Colorado, New México, Minnesota, Iowa, Wisconsin, Illinois, Michigan, Ohio, Maine, New Hampshire, Nova York, Massachusetts, Connecticut, Vermont, Pennsylvania, Rhode Island, New Jersey, Maryland, Delaware, Virginia, Havaí e Flórida.

Obama obteve 50% dos votos (59.725.608) contra 48% de Romney (57.098.650) e, se conquistar a Flórida, ele vai terminar com os 332 votos dos colégios eleitorais.

Na eleição de 2008, entre Obama e o republicano John McCain, Silver acertou o vencedor em 49 dos 50 Estados. Em 2010, acertou 34 dos 36 senadores eleitos.

Formado em economia pela Universidade de Chicago, Nate Silver começou a criar um modelo estatístico que calculava o rendimento de cada jogador de beisebol, seu esporte do coração. Dado o sucesso do método, resolver arriscar na política. Parece que deu certo.