Topo

Israel prende 55 palestinos suspeitos na Cisjordânia

Do UOL, em São Paulo

22/11/2012 07h46

O Exército de Israel anunciou nesta quinta-feira (22) a detenção de 55 militantes palestinos na Cisjordânia por "atividades terroristas", poucas horas depois do cessar-fogo alcançado com o Hamas em Gaza.

"À luz das recentes atividades terroristas e violentas em Samaria e Judéia (Cisjordânia) e como parte da tentativa das forças de segurança de restabelecer a calma na zona, foi adotada a decisão de levar a cabo as detenções", afirma o Exército, em nota.

Ainda de acordo com a nota, os palestinos são acusados de "atividades terroristas e violentas" na Cisjordânia.

Entre os 55 presos estariam "destacados" dirigentes, deputados e militantes de facções palestinas, informou a rádio pública israelense. Os detentos pertencem a diferentes organizações.

"No total, foram detidos 55 terroristas, afiliados a diferentes grupos terroristas. Entre eles estão alguns líderes de grupos palestinos", completa a nota militar.

As detenções de militantes palestinos são frequentes, mas a operação desta quinta-feira é excepcional por sua magnitude.

As prisões foram produzidas em cooperação com os organismos de Inteligência, Polícia e Polícia de Fronteiras, explicou o Exército em comunicado.

Na última semana, houve choques em diferentes localidades da Cisjordânia entre forças de segurança israelenses e jovens palestinos que protestavam contra a sangrenta ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza, que chegou ao fim ontem com o anúncio de um cessar-fogo entre as duas partes. 

(Com AFP e Efe)