Topo

Ex-premiê de ilhas caribenhas, foragido internacional é preso no Rio de Janeiro

Policiais federais prenderam o ex-primeiro-ministro das Ilhas Turks e Caicos Michael Misick (centro) - Divulgação
Policiais federais prenderam o ex-primeiro-ministro das Ilhas Turks e Caicos Michael Misick (centro) Imagem: Divulgação

Felipe Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/12/2012 12h13Atualizada em 07/12/2012 15h19

O ex-primeiro-ministro das ilhas Turks e Caicos Michael Misick, 50, foi preso na manhã desta sexta-feira (7) por agentes da Interpol (polícia internacional) e da Polícia Federal brasileira no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Misick, considerado um dos principais foragidos internacionais pela polícia, era procurado pelos crimes de corrupção e formação de quadrilha. Ele teria desviado US$ 50 milhões dos cofres públicos do arquipélago durante o seu governo, entre 2006 e 2009, quando renunciou.

As informações foram fornecidas pelo chefe da Interpol no Rio de Janeiro, o delegado Orlando Nunes, em entrevista coletiva na sede carioca da Polícia Federal.

Segundo Nunes, Misick foi alvo de investigação de uma força tarefa no arquipélago em 2009, que resultou na prisão de vários assessores dele. Misick fugiu do país no mesmo ano, e desde então era procurado pela polícia internacional.

A Interpol no Brasil já acompanhava os passos do líder político há cerca de seis meses.

Ainda de acordo com o delegado, Misick tinha uma vida luxuosa no Brasil e morava em um apartamento em Ipanema, bairro nobre da capital fluminense. “Isto serve para demonstrar que o Brasil não é território livre para criminosos internacionais”, disse Nunes.

O delegado ainda informou que Misick será extraditado, mas a data não foi definida.

O ex-premiê tentava embarcar para São Paulo quando foi surpreendido pelos homens da polícia internacional, que investigavam seu paradeiro há mais de um ano.

Seu mandado de prisão foi decretado pelo ministro Ricardo Lewandowski, do STF, no último 22, com base em pedido formulado pelo governo do Reino Unido.

O território das ilhas Turks e Caicos, localizadas no Caribe, faz parte do Reino Unido.