Topo

Vice diz que Hugo Chávez está "superando a montanha"

O vice de Chávez, Nicolás Maduro, recebe Cristina Kirchner em Cuba - AFP
O vice de Chávez, Nicolás Maduro, recebe Cristina Kirchner em Cuba Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

15/01/2013 15h33

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (15) que o presidente Hugo Chávez, 58, está "superando a montanha" e "avançando" em sua recuperação em Cuba, onde está internado desde que passou por uma cirurgia contra um câncer em 11 de dezembro.

"Nosso comandante está superando a montanha, e isso não só nos enche de felicidade do ponto de vista humano como nos dá uma grande felicidade pátria", afirmou Maduro em uma sessão do Conselho Federal de Governo.

Entenda a situação

O presidente da Venezuela Hugo Chávez, reeleito para seu terceiro mandato em outubro de 2012, deveria reassumir a Presidência em 10 de janeiro, perante a Assembleia Nacional.

Antes de partir a Havana para realizar mais uma cirurgia para combater o câncer, em dezembro de 2012, Chávez anunciou que o vice-presidente, Nicolás Maduro, assumiria a Presidência em sua ausência.

Além disso, a vontade de Chávez é que Maduro seja o candidato governista nas novas eleições que devem ser convocadas caso ele seja declarado oficialmente incapacitado de tomar posse.

O vice retornou hoje de Havana, após uma visita de quatro dias, e disse ainda que Chávez "está em batalha" e que o presidente foi informado sobre a situação na Venezuela.

Chávez, que está desde 1999 no poder do país, encontra-se hospitalizado após ser operado pela quarta vez nos últimos 18 meses de um câncer na zona pélvica, cuja gravidade e tipologia não foram informadas oficialmente.

De acordo com o último boletim do governo, o presidente apresenta evolução clínica geral "propícia" e a infecção respiratória que sofreu semanas atrás "está controlada".

Apesar disso, o líder ainda necessita de "medidas específicas", que o governo não explicou quais seriam, para tratar uma "insuficiência respiratória".


Conversas sobre o governo

"Vimos ele ontem e o atualizamos sobre como nosso povo vai avançando, sobre como vão se consolidando os prazos do poder popular, do governo na nova etapa, das forças políticas da revolução, das distintas instituições, dos planos", disse o vice-presidente.

Chávez "perguntou sobre questões ao companheiro Rafael Ramírez (ministro do Petróleo) e a cada um (dos responsáveis)", acrescentou Maduro.

O vice-presidente pediu um aplauso para o ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, genro do presidente, e para a família do líder por "tanta força, tanta coragem, tanto que precisam aguentar mentiras e maldade".

Maduro e a cúpula do chavismo permaneceram em Cuba durante o fim de semana e no domingo se reuniram com Fidel Castro e com seu irmão Raúl, atual presidente de Cuba.

Depois de ser reeleito em outubro, Chávez deveria assumir seu novo mandato em 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal confirmou na semana passada que adiaria a posse até que o mandatário estivesse em condições.