Topo

Maquinista confirma que trem espanhol ia a mais que o dobro da velocidade permitida

Do UOL, em São Paulo

25/07/2013 05h53

Preso na cabine do trem que descarrilou nesta quarta-feira (24) em Santiago de Compostela, noroeste da Espanha, o maquinista se queixou de dores na coluna e costelas e do fato de não poder sair. "Espero que não haja mortos, porque cairão sobre minha consciência", teria dito o condutor, segundo fontes da investigação ao jornal espanhol "El País". Ele se comunicou com a estação de controle logo após o acidente, quando ainda não sabia da morte de ao menos 78 pessoas.

A  imprensa espanhola ouviu fontes que dizem que o excesso de velocidade foi a causa do acidente. O "El País", que cita autoridades envolvidas na investigação, afirma que o trem estava a 180 km/h, muito acima do limite máximo para o trecho, que é de 80 km/h. Outro jornal espanhol, "El Mundo", diz que o trem viajava a 220 km/h. Segundo o "El País", o limite no trecho - uma curva fechada - é de 80 km/h. 

A Renfe, companhia ferroviária espanhola, diz que o trem envolvido no acidente passou por revisão na terça-feira (23). A uma rádio espanhola, o presidente da empresa, Julio Gómez-Pomar, disse que a caixa-preta do veículo já está com a justiça e que é preciso esperar para saber as causas do acidente.

Lembre outros acidentes ferroviários em 2013

  • Lionel Bonaventure/AFP

    Em 12 de julho, um trem descarrilou na França, causando a morte de seis pessoas. Uma falha nos trilhos é apontado como a causa

  • AP Photo/Sûreté du Québec/The Canadian Press

    Ainda em julho, no dia 7, no Canadá, um trem carregado de petróleo explodiu no centro de cidade no Estado de Quebec. A explosão causou a morte de 47 pessoas e a destruição do centro da cidade

  • Benoit Doppagne/Belga/AFP

    Uma pessoa morreu após um descarrilamento seguido de explosão de um trem que transportava produtos químicos inflamáveis na Bélgica, em 5 de maio

Quase 200 passageiros

Os socorristas retiraram mais de 70 corpos das ferragens do trem e quatro feridos morreram no hospital, disse à "AFP" um porta-voz do Tribunal Regional da Galícia nesta quinta-feira (25). Outras 143 estão feridas em uma das maiores tragédias da história ferroviária do país, a primeira com um trem de alta velocidade na Espanha.

Segundo as autoridades locais, o trem transportava 222 passageiros e fazia a ligação entre Madri e a cidade de El Ferrol.

Este é um dos piores acidentes ferroviários na história da Espanha. Na década de 40, um trem que também viajava de Madri para a Galícia se chocou com uma locomotiva, deixando centenas de mortos. Em 1972, um outro acidente com o trem que ia de Cádiz a Sevilha (Andaluzia, sul) causou a morte de 77 pessoas.

Causa indeterminada

As investigações ainda não apontam se o excesso de velocidade e o descarrilamento decorrente dele ocorreram for falha humana ou técnica.

O delegado do Governo da Galícia, Samuel Juárez, descartou a hipótese de atentado. "Foi um acidente. Não temos elemento algum que nos permita falar de outra coisa".

Logo após a divulgação das primeiras informações sobre o acidente, o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, expressou seu "afeto e solidariedade" às vítimas, em sua conta no Twitter. 

O acidente aconteceu no dia do Apóstolo Santiago, época de grande celebração na região da Galícia. Santiago cancelou os eventos que deveriam ser realizados na noite de quarta-feira (24) em homenagem a seu santo padroeiro. A tradicional missa do dia de Santiago foi mantida "com um estrito protocolo de luto".

O governo da Galícia, comunidade autônoma da qual Santiago de Compostela é capital, declarou luto de sete dias, o mais longo de sua história. 

Papa Francisco pede orações

No Rio de Janeiro, onde participa das celebrações da Jornada Mundial da Juventude, o papa Francisco pediu para que todos rezem pelas vítimas e suas famílias.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, pediu que fosse respeitado um minuto de silêncio antes de uma entrevista coletiva à imprensa.

"O papa foi informado ao chegar a sua residência no Sumaré. Ele se une à dor das famílias e pede que todos rezem e vivam na fé este trágico acontecimento", disse Lombardi durante a coletiva. (com agências de notícias)