Topo

Cuba revela diálogo entre Fidel e Chávez após golpe frustrado na Venezuela em 2002

O presidente a Venezuela Hugo Chávez com o então presidente de Cuba, Fidel Castro - Adalberto Roque/AFP Photo
O presidente a Venezuela Hugo Chávez com o então presidente de Cuba, Fidel Castro Imagem: Adalberto Roque/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 19h18

O áudio de uma conversa entre o líder cubano Fidel Castro e o então presidente venezuelano Hugo Chávez (morto em 2013), gravada em 2002, mas divulgada nesta sexta-feira (28) pelo governo de Cuba, revela a mentalidade dos aliados políticos logo após um episódio internacional histórico e importante que se deu no mesmo ano: a tentativa de golpe de Estado sofrida por Chávez e a sua volta, considerada “triunfal” ao poder em Caracas.

A conversa foi transcrita em oito páginas em um panfleto do governo cubano para homenagear Chávez.

Em abril de 2002, o então presidente da Venezuela Hugo Chávez foi deposto do poder e detido por militares, em um ato inconstitucional. A Assembleia Nacional do país e o Supremo Tribual Federal chegaram a ser dissolvidos e a Constituição, anulada. 

A Presidência da Venezuela foi assumida interinamente pelo presidente da Fedecâmaras (Federação Venezuelana de Câmaras de Comércio), Pedro Carmona. Mas em menos de 72 horas, com o apoio da parte chavista da Guarda Presidencial, Chávez retornou ao poder sem que nenhum tiro fosse disparado.

Sobre o episódio, Chávez diz ao cubano: “Que dia, Fidel! Que dia! É algo incrível! Ainda estou processando as coisas...”. 

“Você tem que fazer um filme sobre isso”, responde Fidel. “As caras de felicidade --nunca vistas antes-- do  povo venezuelano...  É algo que precisa ser registrado”, disse o cubano.

Chamando os opositores de “fascistas”, Fidel instiga Chávez a investigar ao caso e o que esses “tinham em mente”. Ao que Chávez responde: “Sim, já ordenei que investigue a fundo”. 

E, em tom de camaradagem, diz que a Fidel que vai “fazer o possível para não lhe dar outro susto nem motivo para ficar triste”.

Hugo Chávez demonstra ainda preocupação com uma eventual guerra civil no país depois do que aconteceu.

“Ouça, é como se a mão divina estivesse encaminhando você”, responde Fidel. Ao que Chávez responde: “Bem, o povo. Deus e o povo”. (Com agências internacionais)